segunda-feira, 3 de novembro de 2008

1º Mostra Internacional de Cinema de Portimão

De 4 a 8 de Novembro no Museu de Portimão

Programação

Terça-feira, 4 de Novembro, às 21h30

O Adeus à Brisa

de Possidónio Cachapa, doc., Portugal, 55’, 2008

Um homem fala sobre o seu passado, que se confunde com o da História do seu país. Num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua crença nas revoluções e na supremacia da Beleza. Sentado na sua sala, Urbano Tavares Rodrigues mantém-se o escritor, o resistente, o que acredita no melhor do Homem. E se as coisas em que acreditou nem sempre lhe corresponderam foi porque ainda não tinha chegado o tempo certo. Mas vai haver um mundo novo. No meio do Tempo, Urbano reflecte, enquanto a brisa do sul não cessa de soprar.

Quarta-feira, 5 de Novembro, às 19h

Meduzot / Jellyfish

de Etgar Keret e Shira Geffen, fic., Israel, 75’, 2007

Keren parte uma perna durante o seu casamento e acaba por não ir de lua-de-mel para as Caraíbas. Batya é surpreendida por uma criança que surge vinda do mar e a persegue como uma sombra; a sua vida transforma-se assim que decide tomar conta dela. Joy é uma criada de origem filipina que trabalha para uma velha rezingona; inconscientemente, ela contribui para a reconciliação da sua patroa com a sua distante filha. Um filme mosaico composto por histórias de um quotidiano à beira do absurdo. Um retrato de um mundo confuso em que cada um procura safar-se o melhor possível, procurando amor ou alguma coisa para lembra ou para esquecer. Assim se vive em Tel Aviv…


Quarta-feira, 5 de Novembro, às 21h30

Voyage en sol majeur / Voyage in G Major

de Georgi Lazarevski, doc., França, 54’, 2006

Aimé tem 91 anos e desde há muito que acalenta o sonho de fazer uma viagem a Marrocos. Leu guias, anotou mapas, só não tinha ainda descoberto a companhia ideal para o seu destino. Até que um dia o seu neto, realizador e fotógrafo, descobre o sonho do avô e leva-o a cumprir o seu desejo. Aimé prepara a sua viagem com uma obsessão inquieta, que antecipa reflexões sobre a vida de grandes emoções de um homem aparentemente simples. Uma viagem terna e amarga, cheia de alegrias, de remorsos e de acontecimentos desastrosos.

As The Sun Begins to Set
de Julie Moggan, doc., Reino Unido, 60’, 2006

Houve uma altura em que uma viagem a bordo do cruzeiro Queen Elizabeth II era o máximo do luxo, apenas acessível a milionários. Os tempos mudaram e o navio está agora cheio dos mais diferenciados passageiros, quase todos ingleses e quase todos idosos. Hoje, os reformados ingleses médios concretizam o sonho das suas vidas viajando a bordo. Ficamos a conhecê-los melhor durante um destes cruzeiros. A observação social torna-se um pretexto para contar uma história agridoce sobre o amor e o tempo que se esgota.


Quinta-feira, 6 de Novembro, às 19h

Gitmek / My Marlon and Brando

de Hüseyin Karabey, fic., Turquia/ Holanda/ Reino Unido, 92’, 2008

Ayça, uma actriz turca e Hama Ali, um actor curdo, conhecem-se durante a rodagem de um filme na Turquia e apaixonam-se. No final das filmagens Ayça volta para Istambul e Hama regressa a Süleymaniye, a sua terra natal no Norte do Iraque. Em vésperas dos ataques americanos ao país, os dois amantes continuam a amar-se por carta, telefone e mensagens em vídeo, que nem sempre chegam ao seu destino. Num acto de desespero contra a distância que a separa do amante, Ayça decide viajar até ao Norte do Iraque para o reencontrar. História real sobre personagens reais, Ayça e Hama Ali vestem a pele deles próprios para criar nesta longa-metragem um equilíbrio tenso entre realidade e ficção.


Quinta-feira, 6 de Novembro, às 21h30

WWW - What a Wonderful World
de Faouzi Bensaidi, fic., Marrocos/ França/ Alemanha, 99’, 2006

Kamel, assassino profissional impiedoso, vive em Casablanca, recebendo ordens directamente por internet. Após o cumprimento de cada missão, Kamel liga a Souad para fazerem amor, mas quem atende o telefone é sempre Kenza.
Muito rapidamente, ele apaixona-se pela sua voz. Hicham, um hacker profissional, infiltra-se acidentalmente nas ordens recebidas por Kamel. Na atmosfera única de uma cidade ao mesmo tempo arcaica e moderna vive-se uma história de perseguição, de verdadeira liberdade e de sentimentos fortes...


Sexta-feira, 7 de Novembro, às 19h

Yo / Me
de Rafa Cortés, fic., Espanha, 98’, 2007

Hans é um trabalhador alemão que chega a uma pequena aldeia na ilha de Maiorca para aí viver. Não obstante, descobre que vai substituir um trabalhador alemão chamado Hans que deixou a aldeia com suspeições sobre ele. Hans tenta manter um dia-a-dia normal mas à medida que se vai ambientando, mais se sente perseguido pelas memórias do outro Hans. Ele sofre uma crise de identidade que o aproxima do seu verdadeiro problema: ele próprio.


Sexta-feira, 7 de Novembro, às 21h30

Taxi wala
de Lola Frederich, fic., França, 16’, 2007

No início do seu dia de trabalho, um taxista conduz uma mulher que lhe indica um destino específico. Quando aí chegam, ele apercebe-se de que o lugar já não existe. Enquanto guia, o taxista apercebe-se que a mulher está cada vez mais perdida. Impedida de voltar para casa, ela só tem uma certeza: através da janela do seu apartamento vê os comboios passar.

Offside
de Jafar Panahi, fic., Irão, 99’, 2006

Num autocarro cheio de fãs a caminho de um jogo de futebol da selecção do Irão, esconde-se uma mulher disfarçada de homem. Um soldado descobre-a antes do jogo começar e leva-a para um recinto onde estão outras mulheres vestidas de homem. Amantes de futebol, privadas de ver o jogo, as mulheres vão ouvindo, com uma ansiedade genuína, os escassos relatos que um dos guardas deixa escapar. Entre conversas mulheres e homens deixam cair o pano das convenções numa comédia inteligente que ilustra a luta pelo direito das mulheres no Irão.


Sábado, 8 de Novembro, às 16h

L’armée des Fourmis / An Army of Ants

de Wissam Charaf, fic., França, 23’, 2007

A viver em casa dos avós no sul do Líbano, Hassan reencontra dois amigos, com quem leva uma vida aparentemente despreocupada. As lúdicas aventuras dos três escondem o cenário familiar e cruel da guerra do Líbano: tráfico de armas e bombas não detonadas são alguns dos vestígios bélicos que surgem sem perturbar a sua calma inquietante. Ali, há objectos estranhos por baixo da terra, tão estranhos que podem provocar a perda de um emprego ou mesmo a perda de si próprio.

Sous les Bombes / Under the Bombs
Philippe Aractingi, fic., França/Líbano, 98’, 2007

Zeina é xiita e vive no Dubai. O seu filho Karim está a viver temporariamente em Kherbert Selem, uma pequena aldeia no sul do Líbano com a sua irmã. A guerra eclode no Líbano. Muito preocupada, Zeina parte para o Líbano entrando pela Turquia. Devido ao bloqueio, ela só chega ao porto de Beirute no dia do cessar-fogo onde conhece Tony. Ele é cristão, vive em Beirute e é taxista. Tony e Zeina têm pouco em comum mas nestas circunstâncias isso pouco interessa. Quando chegam a Kherbert Selem, a vila está em ruínas. A irmã de Zeina foi assassinada e All, um jovem, diz-lhes que Karim foi levado dali por jornalistas franceses. Zeina e Tony partem em busca da criança perdida...


Sábado, 8 de Novembro, às 19h

Bab Sebta
de Frederico Lobo e Pedro Pinho, doc., Portugal, 110’, 2008

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da estreita passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de todas as partes de África, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos rituais da espera e das vozes desses viajantes.


Sábado, 8 de Novembro, às 21h30

L’immeuble Yacoubian / The Yacoubian Building
de Marwan Hamed, fic., Egipto, 165’, 2006

Construído em 1930 no coração da cidade do Cairo, o Edifício Yacoubian é o vestígio de um esplendor de outra era. Hoje, entre os habitantes do edifício que aí se cruzam, desenha-se um retrato natural de um Egipto moderno, onde se misturam corrupção política, a subida do islamismo, a fragmentação social, a ausência de liberdade sexual e a nostalgia do passado: o espelho de uma sociedade complexa e colorida, surpreendente e cativante.

Sem comentários: