sábado, 27 de setembro de 2008

Queer Lisboa 12 termina com programação forte!


"ANTÓNIA" VENCE FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO!





" Antónia ", uma longa metragem de Tata Amaral , venceu o festival Gay e Lésbico de Lisboa na respectiva categoria.

"Darling! The Peter-Dirk uys Story" , de Julian Shaw, arrecadou o prémio de melhor documentário e o prémio para a curta metragem escolhida pelo público coube a "Praça da Luz, 69", de Carolina Markowicz e Joana Galvão.

Ao filme "Barcelona ( Un Mapa )" coube o prémio de melhor actor ( Josep Maria Pou) e de melhor actriz ( Núria Espert).

Mas durante a tarde foram exibidos, em repetição, um documentário de dois jornalistas Luca Ragazzi e Gustav Hofer de seu nome " Improvvisamente L' Inverno Scorso" e uma longa metragem realizada por Ferzan Ózpetek, " Saturno Contro".

Em " Improvvisamente L'Inverno Scorso" é abordada a convulsão social e política criada em Itália com o projecto lei apresentado pelo Governo garantindo direitos aos casais homossexuais.A reacção da população e sobretudo a reacção da Igreja católica protagonizada pelo Vaticano são bem evidentes neste documentário revelador de uma homofobia que parecia não existir.


" Saturno Contro" conta a história de um grupo de amigos que subitamente se vê confrontado com o desaparecimento de um deles.Como ultrapassar esta perda, e como a entreajuda feita de amizade e de partilha ajuda a enfrentar a dor é uma mensagem positiva que nos faz pensar naqueles com quem convivemos e com quem podemos invariavelmente contar. E nem sempre são os que conhecemos como família tradicional.

De salientar ainda ,mais um debate desta vez com o tema " Religião e Homossexualidade". Teve como participantes Vincenzo Patanè, Oded Lotan,Gustav Hofer e Luca Razzi . A moderação coube a António Fernando Cascais.A posição da Igreja Católica é bem conhecida de todos mas foi também abordada a intolerância islâmica, agravada com os radicalismos surgidos ultimamente.

Terminou pois a 12ª edição do festival Gay e Lésbico. Falando com um dos organizadores, Nuno Galopim," o balanço é positivo e esperamos que no próximo consigamos melhorar o Festival em todas as suas vertentes".

Nós também o esperamos e ficamos a aguardar o próximo festival.

Sem comentários: