segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Doc Lisboa'08 arranca dentro de 1mês


A presença recente e massiva do documentário nos grandes festivais internacionais de cinema (Cannes, Veneza, Berlim, Sundance) revela algo de importante sobre o renascimento desta forma de expressão e sobre uma mudança global nos hábitos de ver cinema. O documentário afirma-se
mundialmente como um género cada vez mais livre, interveniente e ousado.

Em Portugal, o doclisboa continua a ser o ponto de encontro incontornável do documentário.
Além de já ter fidelizado um público expressivo (cerca de 33 mil espectadores em 2007), o doclisboa é hoje reconhecido internacionalmente como um dos maiores festivais de cinema documental.
Na última edição, o doclisboa abriu com a estreia europeia de Taxi to the Dark Side, de Alex Gibney, que poucos meses mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor documentário. Este ano teremos novamente uma programação de peso.

O convidado de honra em 2008 é uma referência absoluta, um monstro do cinema e, para alguns, o maior documentarista vivo: Frederick Wiseman.
O grande mestre – que dedicou a vida a retratar as instituições e a sociedade americana – discutirá em Lisboa dez dos seus filmes e fará uma masterclass, respondendo às perguntas do público.

Este ano vamos mergulhar na China de hoje, através das obras dos maiores documentaristas chineses da actualidade : Jia Zhan-Ke. Zhang Yuan e Wenhai, entre outros.
A Polónia (curtas Metragens) e Moçambique (da Independência ao presente) serão outros países em destaque.
Como sempre, podemos viajar aos quatro cantos do mundo no doclisboa. Mas também podemos fazer viagens interiores. A secção Diários Filmados e Autoretratos e a secção Novas Famílias, Novas Identidades permitem-nos descobrir territórios íntimos e fascinantes, tanto
no campo da psicologia como no da sociedade.
No que diz respeito aos espaços, o doclisboa continua com sede na Culturgest, a casa-mãe do festival. Tal como no ano passado, o Cinema Londres vai assegurar a repetição dos filmes – desta vez de todos os filmes.
A grande novidade desta edição é uma ocupação diária do Cinema São Jorge com uma programação específica, essencialmente ligada à música (filmes, festas) e à reflexão sobre a mudança da sociedade (Novas Famílias, Novas Identidades). Também é no São Jorge que tem lugar a segunda edição da Maratonadoc no último dia do festival.

Sem comentários: