terça-feira, 3 de junho de 2008

Livro sobre a Hipertensão apresentado amanhã


O LIVRO DA HIPERTENSÃO
Conhecer, prevenir e combater
CLÁUDIA BORGES e
DR. PEDRO MARQUES DA SILVA


SINOPSE


Mais de 3 milhões de portugueses têm hipertensão arterial, sendo que destes só 46% sabe que são hipertensos e só 11% está devidamente tratado.
Uma realidade que coloca a hipertensão como uma doença que é fundamental ficarmos a conhecer melhor.

Até porque a pressão arterial alta é o principal factor de risco para o AVC, a causa mais comum de morte e incapacidade em Portugal.

Sabia que não deve tomar mais de 6 g de sal por dia? Que o tabaco, o álcool, bem como a obesidade são factores de risco desta doença? Que o exercício físico regular é fundamental para o controlo dos valores tensionais? Que um doente hipertenso deve manter uma dieta equilibrada? Sabia que a hipertensão não tem sintomas?


BIOGRAFIA


Claudia Borges
, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, dedica-se ao jornalismo desde 1992.

Fundadora da SIC e da SIC Notícias, onde foi repórter, pivot de informação e responsável pelas várias séries de Ficheiros Clínicos, o primeiro programa de televisão que revelou o lado mais íntimo da saúde e da Medicina em Portugal.

Foram estas experiências, humanas e cirúrgicas, que deram corpo e alma ao seu primeiro livro.

Especializada no jornalismo da área da Saúde e da Medicina, editou e apresentou duas séries do programa semanal da RTP1, Centro de Saúde, sobre prevenção na saúde.

Actualmente divide a sua actividade entre a coordenação e co-autoria da colecção Saúde da Esfera dos Livros e projectos de informação televisiva.


Pedro Marques da Silva, coordenador do Núcleo de Investigação Arterial e responsável pela consulta de Hipertensão Arterial e Disilipidémias do Serviço de Medicina do Hospital de Santa Marta.


. Um guia fundamental para compreender e combater a hipertensão.


. Livro prático com casos e conselhos, que pretende ser um instrumento de consulta e informação sobre esta doença que afecta mais de 3 milhões de portugueses.


. Não existe cura para esta doença, mas é fundamental saber que está nas nossas mãos a capacidade de prevenir e controlar a hipertensão.

Sem comentários: