sábado, 6 de dezembro de 2008

Exposição saobre a Tailândia no Museu do Oriente


Rostos e Paisagens da Tailândia em exposição


O Museu do Oriente, em colaboração com a Autoridade de Turismo da Tailândia e a Embaixada da Tailândia, dá a conhecer os rostos e as paisagens do país dos sorrisos numa exposição conjunta dos fotógrafos José Pinto Ribeiro e Miguel Valle de Figueiredo, patente a partir de dia 3 de Dezembro, com entrada gratuita.
O trabalho dos dois artistas, representativo do fascínio que partilham pela fotografia e pelas viagens, resulta em diferentes formas de olhar e apreender, com um sentido único de captar, através das lentes, o mundo em que vivem.
Surge, assim, fruto de visitas separadas no tempo, “Tailândia – Rostos e Paisagens”, a tradução fotográfica que propõem para um país conhecido pela diversidade das suas cores.

José Pinto Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha e formou-se em Tecnologia Cerâmica em Stoke-on-Trent, Inglaterra.
Trabalhou, entre outros, no Royal College of Art, em Londres, na SPAL de Alcobaça, no Brasil, no Canadá e na Fábrica de Louça de Sacavém.
Aos 30 anos criou uma empresa, a Portus, líder de mercado no ramo da Informática, tendo introduzido, em Portugal novas tecnologias, como o Autocad, a Sinalética computorizada e a impressão fotográfica digital de grandes formatos com a Encad.
Na década de 90, decidiu comprar um veleiro e soltar amarras para velejar pelo mundo, projecto a que dedicou cinco anos. Em 2002, regressou das viagens marítimas e dedicou-se a uma paixão de criança, a fotografia.
Hoje, utiliza exclusivamente equipamento digital e imprime e monta todas as suas fotografias para garantir a qualidade final das obras. Da carreira enquanto fotógrafo constam exposições individuais no Museu da Água, no Palácio do Correio Velho e no Centro Cultural de Cascais, entre outras mostras colectivas e ilustrações de livros e catálogos.

Miguel Valle de Figueiredo é fotógrafo profissional desde 1986. Fundou a revista “Volta ao Mundo”, na qual exerceu as funções de director de fotografia até 2004, tendo realizado mais de uma centena de reportagens, em mais de 50 países.
Foi galardoado com o Fuji-European Press Award, na categoria de Grande Reportagem. Entre 1999 e 2002, foi responsável pela renovação e implementação do projecto fotográfico da revista “Evasões”.
“Tailândia – Rostos e Paisagens” está patente até ao final do mês e insere-se num conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu do Oriente, a Autoridade de Turismo da Tailândia e a Embaixada da Tailândia, para divulgar a cultura tailandesa.

Sem comentários: