sábado, 29 de novembro de 2008

Quilos de lixo apanhado ao largo das Berlengas




Cerca de uma tonelada de resíduos
recolhida ao largo das Berlengas


A segunda acção de recolha subaquática no âmbito do Projectmar, que teve lugar no passado dia 15, resultou na recolha de quase uma tonelada de resíduos ao largo da Reserva Natural das Berlengas.

Os resíduos recolhidos foram devidamente encaminhados para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde, entidade responsável pela gestão de resíduos de embalagens em Portugal e que desde o início se associou ao projecto lançado pela empresa de mergulho Divetek.


A iniciativa envolveu cinco centros de mergulho - Aquaoeste, Divetek, Haliotis, AKtiveOcean e Berlenga sub – e contou com a participação de 83 mergulhadores.
«Ao todo recolhemos 930,5 Kg de resíduos. Estamos muito entusiasmados com os resultados que temos alcançado através das acções de limpeza do Projectmar», declara Gabriel Neves, da Divetek.
Entre o total de resíduos recolhidos no fundo do mar, contam-se 260 kg de lixo indiferenciado, 209,5 kg de vidro, 424 kg de metal e 37 kg de plástico.
Os resíduos de embalagens de plástico, metal, vidro ou madeira recolhidos no local foram depositados num ecoponto disponibilizado pela Resioeste e encaminhados posteriormente para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde.
Quanto aos resíduos indiferenciados foram, por sua vez, recolhidos e encaminhados no local pela Câmara Municipal de Peniche.
«Iniciativas como o Projectmar valem não só pelo potencial que encerram em termos de redução da presença de resíduos no meio aquático e do impacte negativo para as espécies e habitats marinhos, mas também porque contribuem para uma maior sensibilização da população com vista a uma mudança de comportamento», sublinha Luís Veiga Martins, Director-Geral da SPV.
Em termos globais, o Projectmar conta já com 18 escolas de mergulho aderentes e com duas acções realizadas, nomeadamente em Sesimbra no Parque Marinho Luís Saldanha e em Peniche na Reserva Natural das Berlengas.
As duas acções de limpeza subaquática resultaram numa recolha total de 1940 Kg, dos quais 850,3 Kg de Indiferenciados, 720,0 Kg de Metal, 239,5 Kg de Vidro, 125,7 Kg de Plástico e 5 kg de Madeira.
A próxima iniciativa do Projectmar está prevista para Fevereiro de 2009 na região do Algarve.
O ProjectMar foi apresentado no passado dia 04 de Setembro, num evento em Lisboa que contou com a presença da Sociedade Ponto Verde e a Divetek.
Ao todo, das cerca de 30 escolas de mergulho existentes no País 18 já aderiram voluntariamente a este projecto, mediante inscrição que pode ser efectuada através de www.projectmar.eu.
Para cada uma das zonas, em que se verifique operações de recolha, os mergulhadores serão dotados de uma balança digital para pesagem dos resíduos.
Por outro lado, passarão a ter também como parte integrante do seu equipamento de mergulho um saco de recolha de resíduos.
Os resultados de cada recolha vão ser categorizados por material (vidro, plástico, madeira, metais, etc.), pesados e registados pelo centro de mergulho no Sistema de Gestão na Internet – em www.projectmar.eu.
No final, os dados de todas as actividades serão organizados sob forma estatística por zona geográfica e tipologia de resíduos.
De acordo com dados da Cetus – Associação Portuguesa de Conservação dos Cetáceos e da Liga para a Protecção da Natureza, estima-se que se atirem ao mar anualmente três vezes mais lixo do que o total de peixe pescado.
Estudos mostram que 68 por cento do lixo encontrado no mar são produtos plásticos (sacos e outros) e 32 por cento de outros materiais: redes, garrafas de vidro, madeira e, entre outros, bóias.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como "Sistema Ponto Verde".
Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde.

Sobre a Divetek
A Divetek – Formação em Mergulho é uma empresa sedeada em Torres Novas que se dedica a actividades náuticas, nomeadamente à formação em mergulho recreativo e profissional.

Sem comentários: