sábado, 29 de novembro de 2008

Atribuído Prémio Cofaco 2008 Internacional




Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008



Foi hoje anunciado o vencedor da categoria “Internacional”: Barack Obama
Terça-feira, no «Janela Aberta», vão estar os defensores dos quatro nomeados para a 4ª categoria: “Jornalista”

Foi esta tarde conhecido o vencedor da categoria “Internacional”, Barack Obama, e foram ainda apresentados os nomeados da 4ª categoria dos Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008! A categoria designa-se “Jornalista” e os candidatos são: Alexandra Borges, Henrique Monteiro, João Miguel Tavares e José Rodrigues da Silva.

Terça-feira, dia 2 de Dezembro, pelas 17h30, no «Janela Aberta» tem lugar um “Especial Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008” no qual Laborinho Lúcio, antigo Ministro da Justiça, Fernando Nobre, Presidente da AMI, Pedro Mexia, escritor e Sub-Director da Cinemateca Portuguesa, e José Carlos Vasconcelos, Director do Jornal de letras, os defensores dos quatro nomeados, vão apresentar um a um os motivos pelos quais o seu candidato deve ser o vencedor desta categoria.
Os ouvintes podem votar até às 15H do dia 5 de Dezembro no seu candidato preferido em http://radioclube.clix.pt ou através de telefone para cada um dos candidatos.
Os números de telefone são: 760 300 741 para Alexandra Borges, 760 300 742 para Henrique Monteiro, 760 300 743 para João Miguel Tavares e 760 300 744 José Rodrigues da Silva. (custo de cada chamada 60 cêntimos + IVA)


Os nomeados:

ALEXANDRA BORGES (DEFENSOR - LABORINHO LÚCIO)
Alexandra Borges nasce no ano 1968. Licenciada em Ciências da Comunicação, é jornalista desde 1990. Em 1992 entra para a RTP como jornalista de informação diária. No seu percurso profissional passa pela Revista Sábado, a Turisver, a Rádio Pax.
Em 1997 é correspondente do Canal Sur e em 2000 jornalista em Portugal para a CNN International.
Em 2000 ingressa na TVI para realizar grandes reportagens. Em 2007 é publicado o livro "Filhos do Coração" que escreve com Luís Figo com vista a angariar fundos para o resgate de crianças escravas do Lago Volta, no Gana. No mesmo ano recebe o Prémio AMADE, com o patrocíonio da UNESCO, no Festival Internacional de Televisão de Monte Carlo e o Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença. Já este ano recebe o Prémio "A Família na Comunicação Social".

HENRIQUE MONTEIRO (DEFENSOR - FERNANDO NOBRE)
Henrique Manuel Baptista da Costa Monteiro nasce em Lisboa, em 1956. Licenciado em História é jornalista desde 1979.
Inicia a sua carreira no jornal Voz do Povo, passando mais tarde para o vespertino do Porto Notícias da Tarde, Jornal de Notícias e O Jornal. Em 1989 entra para o Expresso, onde é editor da Revista, da secção Sociedade e, a partir de 1995, subdirector.
Em Janeiro de 2006 é nomeado director daquele semanário. Em 1984 funda o Clube da Esquerda Liberal e mais tarde o Clube Alexis de Tocqueville, fazendo parte dos Conselhos Editoriais da revista 'Nova Cidadania'.
Publica semanalmente, desde 1990, com o pseudónimo "Comendador Marques de Correia" as crónicas de humor "Cartas Abertas", publicadas pela Bertrand em 2000. Em 2002 publica o romance "Papel Pardo".

OÃO MIGUEL TAVARES (DEFENSOR - PEDRO MEXIA)
João Miguel Tavares nasce em Portalegre, no ano 1973. Licenciado em Ciências da Comunicação, é jornalista desde 1999.
No Diário de Notícias trabalha na secção de cultura e é crítico nas áreas de cinema e música. A partir de 2004 assume a função de editor da secção Sociedade e editor executivo adjunto do jornal. Em 2007, funda a Time Out Lisboa, da qual é actualmente director adjunto. Assina a crónica quinzenal "Vida familiar", na revista Notícias Magazine e mantém uma coluna de opinião semanal no Diário de Notícias. Desde Outubro, integra o elenco fixo do programa de debate "Governo Sombra", na TSF, juntamente com Carlos Vaz Marques, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira.

JOSÉ RODRIGUES DA SILVA (DEFENSOR - JOSÉ CARLOS VASCONCELOS)
José Manuel Rodrigues da Silva nasce em Lisboa, em 1939. Licenciado em História é jornalista desde 1968. No Diário Popular é editor da secção de Cultura e Espectáculos e crítico de cinema. Em 1988 entra para o Diário de Lisboa e em 1990 ingressa no semanário O Jornal. Faz reportagens em Espanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Brasil, Líbia, Cabo Verde e Moçambique.
Em 1992, entra para O Jornal de Letras, onde é chefe de Redacção-Editor até hoje, acumulando com a crítica de cinema. Professor de Iniciação ao Jornalismo e de Comunicação e Difusão no Ensino Secundário, José Manuel Rodrigues da Silva mantém colaboração em revistas, na agência Reuters e na RDP.

Sem comentários: