segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Buñuel será recordado no Estoril Film Festival 08



BUÑUEL EM MEMÓRIA NO ESTORIL FILM FESTIVAL
COM A PRESENÇA DE CATHERINE DENEUVE


O Estoril Film Festival ’08 dedica o dia 15 de Novembro, Sábado, à memória de Luis Buñuel, no ano que marca o 25º aniversário do seu desaparecimento - através da inauguração de uma rara exposição, absolutamente inédita em Portugal, das fotografias que o realizador tirou no México; a estreia do documentário biográfico El último Guión, de Gaizka Urresti e Javier Espada; e a projecção de um dos seus mais emblemáticos filmes, The young One.

A homenagem a Luis Buñuel no Estoril Film Festival 2008 (EFF’08) tem honras de abertura do 2º dia do festival, 15 de Novembro, Sábado, pelas 11 horas no Centro de Congressos do Estoril, com a abertura da Exposição México Fotografado por Buñuel. Um evento que conta com a presença de Catherine Deneuve que trabalhou com o realizador em ‘Belle de Jour’ (1967) e ‘Tristana’ (1970).

O espólio conta com cerca de 80 fotografias a preto e branco que o realizador espanhol captou ao longo da preparação e rodagem dos seus filmes da fase mexicana.


Registos que serviram, na sua maior parte, de suporte para enquadramentos e planos e foram guardados de forma aleatória pelo autor.

A exposição que esteve patente em Julho deste ano na sala de exposições da sede da Cinemateca Espanhola, chega agora Portugal.

De seguida, às 12 horas, no Casino do Estoril, é projectado um dos mais emblemáticos filmes do realizador: The Young One.

O filme de 1960 já foi considerado o mais expressivo filme de Buñuel. Uma espantosa história de poder, decepção e manipulação neste fascinante melodrama filmado em inglês.

Às 15 horas, de volta ao Centro de Congressos, é projectado o documentário de Javier Espada e Gaizka Urresti que honra a memória do realizador de 'Viridiana' (1961) e 'Belle de Jour' (1967).

Conta com a presença dos realizadores que farão a apresentação do filme que inclui, entre muitas outras revelações, uma sessão de filmagens no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA), onde Buñuel trabalhou quando chegou aos Estados Unidos.
Uma relíquia cinematográfica, recheada de material inédito do cineasta, e que contou com a colaboração do filho do génio aragonês, Juan Luis Buñuel, que partilha neste documentário histórias e memórias juntamente com, aquele que foi argumentista e amigo do seu pai, Jean-Claude Carrière.

Sem comentários: