Turismo de Portugal lança novos Roteiros
Turismo de Portugal lança
Roteiros de Património Mundial
O Turismo de Portugal vai lançar o projecto Roteiros Turísticos do Património Mundial, que permitirá até 2009 o desenvolvimento e a promoção de itinerários turísticos em redor dos mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar, classificados como Património da Humanidade.
Os roteiros permitem visitas temáticas não só aos três monumentos referidos, mas também a localidades próximas como, por exemplo, Fátima, Leiria ou Óbidos, seguindo a História e os valores culturais e naturais da região, definidos com base em estudos elaborados pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) e pelo Turismo de Portugal.
O projecto tem como núcleos estruturantes os mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar, por estes se localizarem no centro do país, possuírem património associado (edificado, natural, imaterial) e equipamento turístico diverso.
As etapas de concretização do projecto foram definidas pelos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, e das câmaras municipais envolvidas, e por representantes das comissões instaladoras das entidades regionais de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e de Leiria-Fátima.
Os mais de 44 milhões de turistas a viajar na Europa em busca de novas experiências culturais e a riqueza patrimonial oferecida pelo nosso país foram alguns dos factores que levaram o Turismo de Portugal a apostar no touring cultural e paisagístico, em projectos que se enquadram no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).
Qualificar a visita turística em cada um dos monumentos classificados como património mundial, contextualizá-los com a envolvente turística, organizar a oferta cultural de forma atractiva e viável, e promover os roteiros, tanto a nível nacional como no estrangeiro, são os principais objectivos deste projecto do Turismo de Portugal, a desenvolver em colaboração com o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), CNC, municípios e entidades regionais de turismo e APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo).
A partir do próximo ano, as agências de viagens e os turistas passam a dispor de mais uma nova proposta de itinerário, que permitirá o conhecimento do património nacional.
O touring cultural e paisagístico é considerado como um dos dez produtos estratégicos a desenvolver pelo PENT.
Os roteiros permitem visitas temáticas não só aos três monumentos referidos, mas também a localidades próximas como, por exemplo, Fátima, Leiria ou Óbidos, seguindo a História e os valores culturais e naturais da região, definidos com base em estudos elaborados pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) e pelo Turismo de Portugal.
O projecto tem como núcleos estruturantes os mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar, por estes se localizarem no centro do país, possuírem património associado (edificado, natural, imaterial) e equipamento turístico diverso.
As etapas de concretização do projecto foram definidas pelos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, e das câmaras municipais envolvidas, e por representantes das comissões instaladoras das entidades regionais de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e de Leiria-Fátima.
Os mais de 44 milhões de turistas a viajar na Europa em busca de novas experiências culturais e a riqueza patrimonial oferecida pelo nosso país foram alguns dos factores que levaram o Turismo de Portugal a apostar no touring cultural e paisagístico, em projectos que se enquadram no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).
Qualificar a visita turística em cada um dos monumentos classificados como património mundial, contextualizá-los com a envolvente turística, organizar a oferta cultural de forma atractiva e viável, e promover os roteiros, tanto a nível nacional como no estrangeiro, são os principais objectivos deste projecto do Turismo de Portugal, a desenvolver em colaboração com o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), CNC, municípios e entidades regionais de turismo e APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo).
A partir do próximo ano, as agências de viagens e os turistas passam a dispor de mais uma nova proposta de itinerário, que permitirá o conhecimento do património nacional.
O touring cultural e paisagístico é considerado como um dos dez produtos estratégicos a desenvolver pelo PENT.
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