terça-feira, 2 de setembro de 2008

" Cabaret " estreia no dia 10 no Maria Matos

"CABARET", O MUSICAL ENCENADO
POR DIOGO INFANTE

A comunicação social teve hoje a oportunidade de assistir a um ensaio desta peça musical.
O libreto é de Joe Masteroff, baseado na peça de John Van Druten e histórias de Christopher Isherwood.

A história situa-se na cidade de Berlim no início da década de trinta.
Cabaret conta a história de um escritor americano, Cliff bradshaw ( Pedro Laginha) que , no decurso de uma viagem a Berlim se apaixona por Sally Bowles ( Ana Lúcia Palminha), uma jovem inglesa uq trabalha como cantora no Kit Kat Klub.
Ambos se vêem envolvidos nas contradiçõesm da sociedade alemã durante a ascensão de Hitler e consequentemente do Nazismo ao poder.
Toda a história nos é contada por um Mestre de Cerimónias ( Henrique Feist) que protagoniza algumas das melhores e mais conhecidas peças musicais de sempre.

"Cabaret" surge de um desafio assumido por Diogo Infante que para conseguir a "sua" Sally Bowles organizou um mega casting que depois de muitas triagens chegou, e convenhamos que bem,a Ana Lúcia Palminha.
O espectáculo integra algumas das jovens que fizeram o mesmo percurso que Ana Lúcia Palminha, alguns bailarinos,( um aparece de calções não conseguimos saber porquê, o encenador recusou uma resposta sobre assunto tão banal e "que nada tinha que ver com a peça") e actores com especial relevo para Isabel Ruth que revimos com agrado e saudade.
É bonito de se ver e sobretudo de se ouvir. A adaptação das letras e da música está excelente não sobrando letra nem faltando música.
Trata-se de um espectáculo com uma boa encenação, uma coreografia razoável e um empenho extremo de todos os que nele participam e lhe dão corpo.
Pena é que o encenador, Diogo Infante, quando questionado sobre questõesvulgares mas importantes para quem pretende entender o que se passa no palco, tenha recusado a resposta dizendo " se não tem nada importante para perguntar a conversa está encerrada".
E foi assim que saímos do Maria Matos.

Sem comentários: