segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Filme de produção portuguesa premiado no Festival de Veneza




WERNER SCHROETER premiado


LEÃO DE OURO ESPECIAL DO JÚRI – FESTIVAL DE VENEZA



Werner Schroeter acaba de receber o Leão de Ouro Especial do Júri do Festival de Veneza, a propósito da passagem do seu mais recente filme - ESTA NOITE (NUIT DE CHIEN) - na competição da 65ª edição da Mostra de Arte Cinematográfica, e pelo conjunto da sua obra.

O Júri da principal secção competitiva do festival foi constituído por Yurij Nikolaevic Arabov, Valeria Golino, Douglas Gordon, John Landis, Lucrecia Martel, Johnnie To e presidido por Wim Wenders.

Trata-se de um prémio excepcional, apenas atribuído por quatro vezes nas 65 edições existentes do festival, que confirma assim a importância do cineasta alemão, uma das figuras centrais do Novo Cinema Alemão dos anos 70 e 80, com uma das carreiras mais marcantes e excêntricas do cinema mundial.


ESTA NOITE (NUIT DE CHIEN) é o terceiro filme de Werner Schroeter com produção de Paulo Branco, após O REI DAS ROSAS (1986) e DEUX (2002), todos rodados em Portugal, e será o terceiro Leão de Ouro atribuído a um filme produzido por Paulo Branco.


Esta co-produção Francesa (Alfama Filmes), Portuguesa (Clap Filmes) e Alemã (Filmgalerie 451), com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/Instituto do Cinema Audiovisual, que recebeu a participação da RTP e foi integralmente rodada em Portugal, segue ainda para o Festival Internacional de Toronto, que se iniciou a 4 de Setembro, e decorre até 13 de Setembro.

Sem comentários: