Filme de produção portuguesa premiado no Festival de Veneza
WERNER SCHROETER premiado
LEÃO DE OURO ESPECIAL DO JÚRI – FESTIVAL DE VENEZA
Werner Schroeter acaba de receber o Leão de Ouro Especial do Júri do Festival de Veneza, a propósito da passagem do seu mais recente filme - ESTA NOITE (NUIT DE CHIEN) - na competição da 65ª edição da Mostra de Arte Cinematográfica, e pelo conjunto da sua obra.
O Júri da principal secção competitiva do festival foi constituído por Yurij Nikolaevic Arabov, Valeria Golino, Douglas Gordon, John Landis, Lucrecia Martel, Johnnie To e presidido por Wim Wenders.
Trata-se de um prémio excepcional, apenas atribuído por quatro vezes nas 65 edições existentes do festival, que confirma assim a importância do cineasta alemão, uma das figuras centrais do Novo Cinema Alemão dos anos 70 e 80, com uma das carreiras mais marcantes e excêntricas do cinema mundial.
ESTA NOITE (NUIT DE CHIEN) é o terceiro filme de Werner Schroeter com produção de Paulo Branco, após O REI DAS ROSAS (1986) e DEUX (2002), todos rodados em Portugal, e será o terceiro Leão de Ouro atribuído a um filme produzido por Paulo Branco.
Esta co-produção Francesa (Alfama Filmes), Portuguesa (Clap Filmes) e Alemã (Filmgalerie 451), com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/Instituto do Cinema Audiovisual, que recebeu a participação da RTP e foi integralmente rodada em Portugal, segue ainda para o Festival Internacional de Toronto, que se iniciou a 4 de Setembro, e decorre até 13 de Setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário