segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cinco bandas portuguesas nomeadas para os MTV Music Awards




Nomeados portugueses
aos MTV Europe Music Awards

Buraka Som Sistema, Rita Redshoes, Sam The Kid, Slimmy e The Vicious Five são as 5 bandas nomeadas para os MTV Europe Music Awards 2008 na categoria Portuguese Act.
O vencedor será escolhido pelo público através de uma votação a decorrer no site www.mtv.pt/ema ou através do endereço mobile m.mtvema.com entre 8 de Setembro e 12 de Outubro.
O melhor projecto português será anunciado no dia 13 de Outubro, pela primeira vez, três semanas antes do espectáculo que decorre na cidade inglesa de Liverpool no dia 6 de Novembro.
Ao receber este prestigiante galardão, o vencedor do Portuguese Act entrará numa nova competição - Europe’s Favourite Act -, que elegerá o artista europeu preferido do público entre os 23 projectos vencedores em cada um dos países onde a MTV está presente.
O vencedor a nível europeu será anunciado em directo no dia do espectáculo.

A 15ª edição dos MTV Europe Music Awards realiza-se na Echo Arena no dia 6 de Novembro, em Liverpool, com transmissão em directo na MTV Portugal.
Pela segunda vez, Inglaterra recebe os MTV Europe Music Awards, evento que passou por Londres em 1996 e agora é a vez da cidade-berço dos Beatles o acolher.
O MTV Europe Music Awards tem sido recebido nos últimos 15 anos por várias outras cidades europeias, de entre as quais Lisboa em 2005.
A categoria Portuguese Act foi lançada em 2003 – o mesmo ano em que a MTV Portugal iniciou emissões – servindo simultaneamente para projectar internacionalmente a música portuguesa e confirmar a riqueza e diversidade da música nacional, visível no elenco de artistas e bandas que foram premiados com o galardão: Blind Zero (2003), Da Weasel (2004 e 2007), The Gift (2005) e Moonspell (2006).
Os MTV Europe Music Awards são considerados, pela sua reputação, os mais espectaculares prémios de música na Europa, sobretudo graças às maiores estrelas mundiais que se juntam, todos os anos, ao evento e à atmosfera electrizante onde tudo pode acontecer.
A 15ª edição dos MTV Europe Music Awards conta com o patrocínio da Sony Ericsson, edc by Esprit e Dell.

Os Artistas

BURAKA SOM SISTEMA

Nomeados pela segunda vez para o Portuguese Act (a 1ª foi em 2007), os Buraka Som Sistema deram a conhecer ao mundo uma ousada recriação do Kuduru através do EP From Buraka to The World, que introduziu o single Yah!.
Num refrão, o kuduro saiu do espaço que lhe era reservado e fundiu-se com o techno, o drum’n’ bass, o hip hop e a música de dança, um estilo musical que contaminou meio mundo, com uma África nunca antes ouvida.


RITA REDSHOES

Em 2007, adopta o nome de Rita Redshoes.
No mesmo ano, prepara o seu primeiro álbum “Dream On Girl”, incluído na colectânea “Novos Talentos – FNAC 2007” e considerado um dos melhores do ano.
Em 2008, Redshoes apresenta-se em nome próprio em diversos concertos de David Fonseca, apresenta o seu disco de estreia “ Golden Era” e é nomeada, pela primeira vez, para o Portuguese Act.

SAM THE KID

Sam the Kid, nomeado pela segunda vez para o Portuguese Act, apresentou o seu primeiro álbum, “Entretanto”, em 2001.
Gravado em casa, com recurso a um vasto arquivo de samples, permitiu-lhe transpor a barreira que o limitava ao subúrbio do hip hop.
Em 2001, depois de várias provas de talento e de dois discos editados, “Entretanto” e “Sobretudo”, Sam the Kid assume-se como uma referência no universo do hip hop.
O novo álbum, “Praticamente”, lançado em Dezembro de 2006, foi considerado pela crítica como um dos melhores desse ano.

SLIMMY

Estreante na nomeação Portuguese Act, o início do projecto Slimmy fica marcado com o terceiro lugar no concurso Roland Masters Of The Groove em 2000.
Os ritmos electrónicos e dançantes e a atitude rock sempre presente, diferenciaram desde o início da banda.
Em 2002, começa a produzir aquele que viria a ser o seu primeiro disco, com alguns elementos da extinta banda britânica James.
Em 2007, faz a pré-apresentação do tão aclamado álbum de estreia “Beatsound Loverboy”, em Portugal.
O ano de 2008 fica marcado com uma nova digressão pelo país, com temas inéditos nunca antes tocados e com a nomeação para os Globos de Ouro, na categoria de revelação do ano.

THE VICIOUS FIVE

A banda The Vicious Five forma-se em 2003.
No mesmo ano lançam ainda o álbum "The electric chants of the disenchanted".
Em 2005 e pela Loop Recordings, dão a conhecer o álbum de estreia “Up on the walls” e em 2008 editam eles mesmos “Sounds like trouble”.
São ainda responsáveis pelos vídeos dos singles “Bad Mirror” e “Coffee Helps”.
É a primeira vez que a banda é nomeada para o Portuguese Act.

Sem comentários: