sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ciclo de cinema “Para Além da Guerra”

Ciclo de cinema “Para Além da Guerra”
FNAC Fórum Coimbra

No Vale de Elah
de Paul Haggis
8 de Setembro às 21h30


Mike Deerfield regressa aos Estados Unidos após cumprir serviço militar no Iraque e desaparece misteriosamente. O pai, um veterano de guerra do Vietname, vai à procura dele, mas o que encontra leva-o ao coração da experiência de combate americana no conflito
Mike Deerfield regressa aos Estados Unidos após cump iraquiano. A sua investigação desvenda uma complexa teia de misteriosos homicídios e revela o doloroso custo da vida humana no cenário da guerra. Tommy Lee Jones, Susan Sarandon e Charlize Theron protagonizam No Vale de Elah, um poderoso olhar sobre a nação e os jovens soldados que esta envia para a guerra.


Cercados
de Ridley Scott
9 de Setembro às 21h30


Outubro de 1993. Uma força de elite de 120 soldados norte-americanos é largada dos céus na cidade de Mogadíscio, com o objectivo de capturar dois dos principais tenentes de Mohamed Farrah Aidid, o senhor da guerra da Somália. Quando dois aparentemente invencíveis helicópteros Black Hawk são abatidos, inicia-se uma desesperada corrida contra o tempo para salvar as tripulações sobreviventes e os soldados que estão no solo. Uma batalha brutal e verídica entre rangers norte-americanos e centenas de somalis num cenário de morte.


As Bandeiras dos Nossos Pais
de Clint Eastwood
10 de Setembro às 21h30


A batalha de Iwo Jima foi muito mais do que um ponto de viragem da Segunda Guerra Mundial porque acabou por definir o futuro de setenta mil soldados. O conflito traduziu-se por uma das mais icónicas imagens da História: o momento em que cinco marines americanos erguem a bandeira do seu país no monte Suribachi. A fotografia tornou-se num símbolo da vitória e transformou esses homens em heróis. As Bandeiras dos Nossos Pais é baseado na obra de James Bradley e Ron Powers.


Cartas de Iwo Jima
de Clint Eastwood
11 de Setembro às 21h30


Décadas depois da batalha de Iwo Jima, são desenterradas no local várias centenas de cartas que revelam facetas desconhecidas dos soldados que aí perderam a vida. Os japoneses estavam cientes que dificilmente sobreviveriam à batalha. Com poucos meios e poucos soldados, mas uma vontade indómita de vencer, general Tadamichi Kuribayashi tirou partido das particularidades da ilha e conseguiu transformar aquilo que se previa como uma derrota rápida num combate heróico.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h, e-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Sem comentários: