quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ciclo de Cinema “Para Além da Guerra”

No mês de Setembro a FNAC Fórum Coimbra irá dedicar um ciclo de cinema ao tema “Para Além da Guerra”. Na primeira semana os filmes em exibição são “Censurado”, "Máquina Zero”, “Terra de Ninguém” e “Nascido para Matar”.

Censurado
de Brian de Palma
1 de Setembro às 21h30
Censurado centra-se num pequeno grupo de soldados americanos estacionados num posto de controlo no Iraque e explora através de múltiplos pontos de vista as pressões a que estão sujeitos os jovens militares e a forma como são afectados pelo cenário de guerra. A história ficcionada é inspirada em acontecimentos verídicos e apresenta-se como uma experiência que obriga os espectadores a questionarem-se sobre a forma como as notícias e o mundo lhes são entregues diariamente.


Máquina Zero
de Sam Mendes
2 de Setembro às 21h30
O realizador de Beleza Americana traça o retrato de um grupo de tropas nos dias ao serviço da Guerra do Golfo. Máquina Zero acompanha Swoff desde o sóbrio treino como recruta até ao teatro de guerra, arriscando-se de arma em punho pelos desertos do Médio Oriente sem qualquer protecção nem do calor insuportável nem dos soldados iraquianos. O protagonista e camaradas fuzileiros, todos treinados para matar, deparam-se com uma situação brutal, lutando por uma causa que não compreendem nem conseguem alcançar.

Terra de Ninguém
de Danis Tanovic
3 de Setembro às 21h30
Terra de Ninguém segue a história de dois soldados apanhados entre duas frentes inimigas. O bósnio Ciki e o sérvio Ninam acabam por se ver ironicamente confrontados com a necessidade de serem conjuntamente salvos pela força de paz. Sem ter para onde fugir, Ciki apercebe-se que para sobreviver terá que fazer o impensável: confiar no inimigo. Entre a guerra e a paz, o humor e o ódio, as capturas e as redenções, a vida e a morte, o filme de Danis Tanovic resulta numa abordagem original sobre as atrocidades da guerra.

Nascido Para Matar
de Stanley Kubrick
4 de Setembro às 21h30
Stanley Kubrick realiza uma saga sobre a guerra no Vietname e o desumano processo que transforma pessoas em assassinos treinados. Joker, Animal Mother, Gomer, Eightball e Cowboy são literalmente atirados para um infernal campo de treinos sob o cruel comando de um impiedoso sargento que vê os potenciais cães danados como porcos, vermes ou algo ainda pior. A acção de Nascido Para Matar é selvagem, a história intensa e os diálogos salpicados com humor sarcástico.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Sem comentários: