sábado, 5 de julho de 2008

Concertos de Verão no Museu do Oriente


Concertos de Verão
Música a Oriente



Os Concertos de Verão continuam a decorrer no Auditório do Museu do Oriente quinzenalmente, às sextas-feiras às 19h00, até 18 de Setembro, com sessões de música clássica, jazz, fado e música barroca. Os bilhetes custam cinco euros.


O ciclo, que teve início a 27 de Junho com o espectáculo Machina Mundi, apresenta, nos próximos meses, alguns dos maiores e melhores artistas destes géneros musicais.
A 11 de Julho, Carlos Bica sobe ao palco para apresentar o seu primeiro álbum de contrabaixo solo – Single.

A acompanhá-lo estarão João Paulo Silva, no piano, e Mário Delgado, na guitarra, num concerto em trio que promete uma grande criatividade musical.
Segue-se o espectáculo do Quarteto de Laurent FilipeThe Song Band, no dia 1 de Agosto, com a interpretação de temas originais.

Na maleabilidade própria deste projecto de jazz revela-se a poética musical, por vezes cinematográfica, que resulta da escolha e da interpretação de um repertório surpreendente.
Alena Khimeliskaia, exímia pianista de apenas 17 anos, apresenta, no palco do Museu do Oriente a 8 de Agosto, a sua interpretação de obras de Bach, Mozart e Tchaikovsky.


A 15 de Agosto, Lula Pena vai surpreender o público com a apresentação do seu mais recente álbum de originais, a editar ainda em 2008, bem como com a sua original performance.
Il Dolcimelo, um grupo constituído por músicos profissionais, estudantes, cantores e coralistas, com particular interesse pelo Renascimento e Barroco inicial, apresenta-se no dia 29 de Agosto com uma recriação de sonoridades do passado, com rigor histórico, e utilização de cópias de instrumentos da época.
“Sons do Oriente”, uma viagem musical pela Índia, Japão e Coreia, é a proposta do Duo Badinerie para animar o final da tarde de 5 de Setembro.


Vasco Gouveia, na flauta, e Dejan Ivanovic, na guitarra, apresentam um vasto repertório que abrange um período de 300 anos de criatividade musical, originária dos quatro cantos do globo.

Bach, Giuliani, Piazzolla, Castelnuovo-Tedesco, Beaser, Liebermann, Takemitsu, Eastwood e Koshkin são alguns dos compositores cujas obras são tratadas com cuidado, com respeito pela ideia original do criador e com enorme entusiasmo pela arte da narração musical.
A encerrar os Concertos de Verão, a 18 de Setembro, a versátil soprano sul coreana, Yeree Suh, apresentará um programa de grande eclectismo que nos transportará de Monteverdi e Vivaldi até às estreias, em Portugal, das obras dos compositores sul coreanos Jong Hee Kang, Looking for Immortals, sobre poemas chineses, e Unsuk Chin, Snags and Snarls, sobre Alice no País das Maravilhas, passando, ainda, por Mozart, Schumann, Donizetti, Puccini e Gounod.
Yeree Suh será acompanhada, neste aliciante recital, pelo jovem pianista francês Arnaud Arbet que interpretará as Douze Notations, de Pierre Boulez, para piano solo.


Concertos de Verão
11 de Julho
1, 8, 15, 29 de Agosto
5 e 18 de Setembro

Auditório Museu do Oriente
Horário: 19h00

Sem comentários: