domingo, 15 de junho de 2008

Concurso de Fotografia- alargado o prazo de inscrição


CONCURSO MUNICIPAL DE FOTOGRAFIA

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 20 DE JUNHO


A Câmara Municipal de Braga prorrogou até dia 20 de Junho (sexta-feira) as inscrições para a quinta edição do Concurso de Fotografia, subordinado ao tema “Os Cafés, Restaurantes e Gastronomia do Centro Histórico”.

Limitado a um máximo de meia centena de concorrentes e tendo por base a utilização exclusiva de máquinas fotográficas descartáveis fornecidas pela entidade organizadora, o evento, que ganhou já referências entre os certames homólogos, visa, antes de mais, potenciar a imagem do centro histórico de Braga.

As inscrições, gratuitas – embora sujeitas ao depósito de uma caução de 10 euros, devolvida na entrega da máquina descartável –, devem ser feitas até 13 de Junho, no Museu da Imagem, ao Arco da Porta Nova, em qualquer dia da semana, das 14h30 às 18h30.

A recolha das máquinas a utilizar e a captação de imagens é feita, nos termos do respectivo regulamento, a partir das 15h00 de 21 de Junho, devendo os concorrentes entregar os respectivos trabalhos (máquinas utilizadas) no Museu de Imagem, até às 17h00 de 22 de Junho.

De acordo com a Divisão Municipal de Renovação Urbana – que coordena o concurso, em nome dos pelouros municipais de Planeamento e Urbanismo, Cultura e Actividades Económicas –, o tema proposto pretende despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes, em particular, e dos munícipes e outros cidadãos, em geral, sobre o renovado centro histórico de Braga enquanto imagem distintiva e afirmativa da cidade.

Pretende igualmente, no caso desta edição, realçar a importância da actividade desenvolvida pelos cafés e outros espaços de restauração do centro histórico enquanto «elemento de fulcral importância para a revitalização da área urbana histórica com relevante interesse patrimonial».

Pretende também contribuir – sublinha o coordenador – para a promoção desta actividade, que se assume como imagem de marca de Braga num contexto regional alargado, que se estende à vizinha Espanha, isto a par da divulgação dos valores patrimoniais inerentes à arquitectura e “design” daqueles espaços, bem como toda a riqueza e “sabor” da excelente gastronomia que proporcionam.

«Neste enquadramento, cada concorrente pode apontar a objectiva ao geral e ao pormenor, ao material e ao humano, ao exterior e ao interior, mas também à oferta gastronómica propriamente dita», afirma Pedro Lopes, da Divisão Municipal de Renovação Urbana.


Através de um júri para o efeito convidado, o Município de Braga promove, para além da atribuição dos prémios nos termos do regulamento do concurso, a selecção de um conjunto de trabalhos que integram uma exposição alusiva à presente edição, enquadrada no âmbito do projecto “Cidade, Futuro da História”, uma parceria transfronteiriça com o Concello de Pontevedra (Galiza), formalizada em candidatura aprovada pelo programa “Interreg IIIA”.


Neste âmbito, a Câmara Municipal de Braga solicita e agradece toda a disponibilidade e colaboração que os proprietários de cafés e unidades de restauração instalados no centro histórico possam dispensar aos concorrentes.


Mais informação:

Divisão Municipal de Renovação Urbana (Convento do Pópulo) – 253 203 150

Museu da Imagem – 253 278 633

Sem comentários: