segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ciclo de Cinema sobre o Oriente no Museu do Oriente


Viagens à cultura oriental


O Museu do Oriente apresenta “Viagens no Oriente”, nos dias 18, 22 e 26 de Junho, às 18h00, um ciclo de cinema que transporta o público para distintas paisagens asiáticas, com passagem pela Índia, Malásia, Tailândia e China.

A especial atenção dedicada aos sítios e às gentes, que servem de pano de fundo às histórias contadas, é o elemento de interligação entre os diferentes filmes escolhidos.

L’ Intouchable, de Benoît Jacquot, é exibido no dia 18 de Junho e narra a história de Jeanne, uma jovem actriz que descobre, através da sua mãe, que o pai é um indiano que, em tempos, conheceu nas margens do rio Ganges.
A jovem abandona, então, os ensaios da peça de Brecht, que tanto ambicionava fazer, e aceita um papel desprestigiante num filme menor, apenas com o intuito de ganhar dinheiro, rapidamente, para partir para a Índia onde espera, mas teme, encontrar o pai biológico.

No dia 22 é exibido How is Your Fish Today?, de Xiaolu Guo, que relata o drama pessoal de um jovem chinês que, após assassinar a sua amante, empreende uma fuga solitária, através do país, em direcção à “terra prometida”: uma aldeia com neve na fronteira Norte da China.

Workingman’s Death, um documentário de Michael Glawogger, finaliza o ciclo no dia 26 de Junho, com um retrato dos extremos a que chegam cinco trabalhadores para ganharem a vida.
Da Ucrânia à Indonésia, passando pela Nigéria, China e Paquistão, esta é uma viagem aos quatro cantos do Mundo para explorar as profissões mais perigosas e pesadas do início do século XXI.
“Viagens no Oriente” prolonga-se até 27 de Julho e dá a conhecer, em profundidade, aspectos da realidade e da cultura dos países orientais, que permanecem, em grande medida, desconhecidos do público ocidental.

Ciclo “Viagens no Oriente”
18 de Junho L’Intouchable, de Benoît Jacquot
22 de Junho How is Your Fish Today?, de Xiaolu Guo
26 de Junho Workingman’s Death, de Michael Glawogger

Sem comentários: