sexta-feira, 23 de maio de 2008

Santinhos de Braga editados pela Fundação Bracara Augusta


FUNDAÇÃO BRACARA AUGUSTA
EDITA SANTINHOS DE BRAGA


A Fundação Cultural Bracara Augusta apresenta hoje (sexta-feira, 23 de Maio) o livro “Devoções”, mais um número da colecção “Braga, Cidade Bimilenar”.

A apresentação, às 17h30, na Sala Capitular da Sé Catedral, é feita por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

A publicação inclui uma recolha de pagelas vulgarmente denominadas “santinhos”, com imagens dos santos venerados nas paróquias e santuários de Braga, acompanhados de orações dedicadas ao respectivo oráculo.

«As pagelas podem sublinhar a intensidade ou a amplitude de uma devoção; as que aqui se apresentam correspondem às que, no início de 2008, se podem recolher nas igrejas da cidade de Braga e ainda na Falperra, no Sameiro e no Bom Jesus», explica-se.

Quanto à iniciativa editorial da Fundação Bracara Augusta, a sua Presidente sublinha que, após cinco anos, é o momento de verificar que o sucesso alcançado com os volumes publicados na colecção “Braga, Cidade Bimilenar” «é um estímulo para prosseguir o projecto» iniciado com as comemorações do bimilenário da cidade, em 2000.

«Cinco anos não é um período muito longo para um projecto editorial, mas os objectivos que presidiram ao seu lançamento foram alcançados: preservar e a actualizar a memória colectiva de Braga, através de uma colecção concebida para um público alargado de leitores e apreciadores da história de Braga», diz Maria do Céu Sousa Fernandes.“Braga, Cidade Bimilenar” – acrescenta – é uma colecção aberta, «que se irá produzindo e completando com a busca de imagens e textos sobre Braga que despertem em nós a vontade permanente de revisitar as pessoas, os acontecimentos e os locais da sua história, numa atitude de contínua expectativa».

Quanto a “Devoções”, o 32.º volume, nele se afirma que «se as pagelas que, presentemente, se podem encontrar nas igrejas e na catedral fossem o único meio para verificar a devoção dos crentes da cidade, poder-se-ia dizer que não estão a ser requeridos os favores de todos os beatos e santos que aqui nasceram, morreram ou viveram»: São Pedro de Rates (séc. I), São Martinho de Dume (séc. VI), São Frutuoso (séc. VII), São Geraldo (séc. XII), beato Inácio de Azevedo (séc. XVI) e os seus companheiros mártires (os beatos Brás Ribeiro, Pedro Fontoura e João Fernandes), beato Francisco Aranha (séc. XVI), beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires (séc. XVI), e beato Miguel de Carvalho (séc. XVI-XVII).

«A verdade é que há, evidentemente, mais devoções bracarenses do que as que estes santinhos documentam», salvaguarda-se.

Sem comentários: