terça-feira, 27 de maio de 2008

Irene Pimentel recebe Prémio Pessoa 2007


CAVACO SILVA ENTREGOU

O PRÉMIO PESSOA 2007

A IRENE PIMENTEL






O Prémio Pessoa 2007 foi ontem entregue oficialmente pelo Presidente da República à historiadora Irene Pimentel, numa cerimónia que teve lugar no Museu Militar, em Lisboa.


Este prémio destina-se a distinguir " uma pessoa de nacionalidade portuguesa que, ( ...) tiver sido protagonista relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país", diz o regulamento.

O júri do Prémio Pessoa afirmou que a laureada deste ano é " uma das figuras mais notáveis da actual historiografia portuguesa.

Os seus mais recentes trabalhos publicados incluem " A História da Pide", " A Mocidade Portuguesa Feminina", " Os judeus em Portugal duranteba segunda guerra mundial ".

Ao conceder o prémio a Irene Pimentel, o júri salientou ainda que os livros da laureada " nunca negam a sua adesão à causa das liberdades e dos direitos humanos",revelando "um notável esforço de rigor intelectual e de objectividade académica".

Irene Flunser Pimentel nasceu em Lisboa, a 2 de Maio. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorou-se em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Trabalhou no campo editorial e mais tarde dedicou~se à investigação historiográfica.


Publicou diversos artigos em jornais e revistas de História sobre vários temas: o nacionalismo, os refugiados em Portugal durante a segunda guerra,as organizações femininas, a política assistencial do Estado Novo.


Como ultimamente se tem dedicado ao estudo da PIDE/DGS espera-se a um novo livro que versará a vida de um agente da PIDE, segundo disse Irene Pimentel ao hardmusica.com.

Sem comentários: