domingo, 4 de maio de 2008

ESTA NOITE NA RTP 2


19:00h


ENCONTROS IMEDIATOSOs OVNI’s têm alguma predilecção por Portugal?



A acreditar na quantidade de portugueses que dizem ter vivido experiências desta natureza, a resposta só pode ser positiva.

Ao longo dos últimos anos, pessoas de todos os cantos do País e de todas as classes sociais garantem ter presenciado fenómenos deste tipo.

Partindo dos relatos das testemunhas directamente envolvidas e apoiado nos comentários de especialistas das mais variadas disciplinas científicas, “Encontros Imediatos” revelará 13 desses controversos, obscuros, espantosos e quase inacreditáveis casos.

“Encontros Imediatos” é uma série documental que oferece uma vista imparcial do fenómeno OVNI em Portugal, a que nem crentes nem cépticos irão ficar indiferentes.

Neste Episódio: 4 de Setembro de 1957.

Uma esquadrilha de quatro aviões F-84, sob o comando do Capitão Lemos Ferreira, parte da base aérea da OTA, a fim de realizar um treino de navegação nocturna.

Aquele voo, aparentemente normal, depressa se iria transformar na mais insólita aventura da vida dos quatro pilotos.

Autoria: Prof. Doutor Joaquim Fernandes

Realização: Henrique de Oliveira


21:00h


DESAFIO VERDE


Chega a Portugal o DESAFIO VERDE, um programa inovador e educativo que demonstra como é possível ser amigo do ambiente sem ser extremista.

Desde as minhocas da quinta, às caleiras para aproveitamento da água da chuva, desde a energia solar até às “bombas de calor”, a equipa do DESAFIO VERDE entra na casa dos consumidores à procura de “atentados” ecológicos, transforma-as num paraíso limpo e “verdejante”. Durante todo este processo, o maior de todos os desafios é, logicamente, educar as famílias e espectadores.

O programa Desafio Verde pretende sensibilizar o maior número possível de pessoas para a importância e urgência de ter um comportamento ecológico geral.

O objectivo deste programa, dedicado a toda a família, é incentivar um trabalho comum, que deve ser feito por todos os cidadãos, mas também pelas empresas e instituições.

Assim, a Videomedia, enquanto produtora do Desafio Verde, decidiu fazer a sua parte e não mediu esforços para cumprir objectivos amigos do ambiente.

Optou por um carro híbrido para a produção do programa e recorreu a lixo já existente, que no final das gravações seguiu o percurso normal de transformação.

Passou também a usar lâmpadas de baixo consumo, papel reciclado e deixou de utilizar copos e pratos de plástico.

Afinal, proteger o ambiente é um dever de todos...

No primeiro programa Sílvia Alberto vai “desafiar” a Família Maximiano - Vera Maximiano é a porta-voz desta atípica família do Cartaxo.

Na casa vivem 7 elementos: José, Amália, Helena, Rui, Vera, Nuno e a pequena Maria Inês.

Esta seria uma família aparentemente normal não fosse a utilização abusiva de recursos naturais e o seu total desprezo pelo meio ambiente.

A 20 metros dos ecopontos, não fazem reciclagem, não se coíbem de deixar todas as luzes e aparelhos eléctricos ligados e, no que toca a água, gastam mais de 240 mil litros por ano.


O “desafio verde”? Colocar uma rolha nesta torneira de despesismo e reduzir o impacto que têm no planeta.

Para que isso aconteça, recorreram à nossa ajuda e nós demos algumas luzes.

Novas lâmpadas de eficiência energética, reciclagem, redutores de caudal em duches e torneiras, foram alguns dos conselhos.

Se a tudo isto juntarmos um balde e uma esponja conseguimos reduzir o seu consumo de água na lavagem dos carros de 570 para 57 litros por carro.

Será que é pedir muito aos Maximiano?

apresentação de Sílvia Alberto

Um desafio dirigido a TODOS


22:30h


CÂMARA CLARA


A Praia Sob a Calçada foi uma das frases-de-ordem do Maio de 68 e Fernando Pereira Marques usa-a como título do livro em que descreve a sua experiência nesses dias em que Paris se acendeu com a insurreição dos estudantes e com a convicção de que mudar o mundo era possível.

Ao contrário, Jaime Nogueira Pinto não estava em Paris em Maio de 68.

Mas assistiu de longe e não gostou.

Nesta emissão em que o Câmara Clara revisita, 40 anos depois, o Maio de 68, os seus protagonistas e as suas efectivas consequências, dá-lhe ainda O Marinheiro de Fernando Pessoa pelo encenador Allain Ollivier; a estreia em sala de Cartas a Uma Ditadura de Inês de Medeiros; a estreia, na RTP2, da série em que Gonçalo Cadilhe recria a viagem de Fernão de Magalhães; e muitas outras novidades dos livros, da música e do espectáculo.

Sem comentários: