terça-feira, 4 de março de 2008

Lorca no Museu da Marioneta

Obra de Garcia Lorca

no Museu da Marioneta


No Museu da Marioneta, está em exibição desde 6 de Março, o espectáculo Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim, uma aleluia erótica em quatro actos, recriada a partir de textos de Federico Garcia Lorca, pela Cª. A Tarumba – Teatro de Marionetas.

Nos dias 13 a 16 de Março, uma orquestra de câmara interpreta ao vivo a música de Lorca, assinalando os 75 anos da estreia da peça.

Don Perlimplín, um velho com alma de criança que envelhece sem nunca conhecer verdadeiramente a vida, descobre o amor num casamento imposto pela criada Marcolfa, alter ego de sua mãe.

Neste momento iniciático, espreita o corpo de Belisa, um belíssimo animal sem alma, que dorme com as cinco raças da terra.
Na manhã seguinte à noite de núpcias, Don Perlimplín acorda cruelmente adornado com um par de cornos dourados e florescidos.
O Amante espera ser imolado pelo sacrifício. Na aparente sagração do amor, Don Perlimplín arquitecta todo um plano oculto de vingança.

Faz-se passar por um belo jovem, embuçado na sua capa vermelha, conquista o coração de Belisa, desespera-a de amor, para no final…
Através da técnica de fios, aliada à técnica de vara e luva, em duas plataformas contíguas, as marionetas, anatomicamente esculpidas em madeira, exibem emoções quase humanas.

Num universo onde predominam gnomos, duendes, senhores do espaço e do tempo, animados por sistemas de fios e engrenagens complexas, o público é levado a confrontar-se com outras leis e outros espaços.

Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim:
Museu da Marioneta
6 a 16 de Março

Quinta-feira a sábado às 22h00
Domingo às 17h00
Preço: 7,50 €

Sem comentários: