terça-feira, 4 de março de 2008

“Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim”

Museu da Marioneta apresentam o espectáculo “Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim”, uma aleluia erótica em quatro actos, recriada a partir de textos de Federico Garcia Lorca, pela Cª. A Tarumba – Teatro de Marionetas, entre 6 e 16 de Março.

A peça conta a história de Dom Perlimplín, um velho com alma de criança que envelhece sem chegar a conhecer verdadeiramente a vida. Ao descobrir o amor num casamento imposto pela criada, alter ego de sua mãe, espreita o corpo de Belisa, um belíssimo animal sem alma. Belisa dorme com as cinco raças da terra e na manhã seguinte à noite de núpcias Dom Perlimplín acorda cruelmente adornado com um par de cornos dourados e florescidos.

Através da técnica de fios aliada à técnica de vara e luva, em duas plataformas contíguas, as marionetas, anatomicamente esculpidas em madeira, exibem emoções quase humanas. Num universo onde predominam gnomos, duendes, senhores do espaço e do tempo, animados por sistemas de fios e engrenagens complexas, o público é levado a confrontar-se com outras leis e outros espaços.

No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Marioneta. Também em Março comemora-se o primeiro aniversário da abertura do C.A.Ma – Centro de Artes da Marioneta e os quinze anos de actividade do Teatro de Marionetas “A Tarumba”.

“Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim” / Museu da Marioneta6 a 16 de Março / Quinta-feira a sábado às 22h00 / Domingos às 17h00 / Público-alvo: maiores de 12 anos / Preço: 7,50 €.

Sem comentários: