sábado, 29 de março de 2008

Documentários premiados internacionalmente na RTP




A partir de hoje, a RTP1 irá emitir semanalmente 9 documentários internacionais sobre Democracia.

O projecto contou com a colaboração/participação de várias televisões mundiais, incluindo a RTP.

Este projecto é constituído por 10 documentários, tendo a RTP emitido o primeiro – “Taxi to the dark side / Táxi para o inferno” (USA), que recebeu este ano o Óscar para o melhor documentário, no passado dia 1 de Março. Foi igualmente premiado no Festival de Tribeca.

Hoje às 00h25, será emitido “Democracia?” / “Why Democracy

Numa escola primária da China os alunos aprendem o que é a democracia elegendo pela primeira vez o seu monitor

Wahun é uma cidade da China do tamanho de Londres, onde foi feita uma experiência sobre democracia. Na escola primária de Evergreen, o terceiro ano, aprende o que é a democracia, ao eleger pela primeira vez o monitor da classe. Três crianças são escolhidas pelo professor para candidatos e têm apenas alguns dias para fazerem a campanha e convencerem os colegas a votarem neles.
Este documentário acompanha as três crianças quer na escola quer em casa, onde os pais dão o seu melhor para terem a certeza de que eles ganham a eleição.

Recebeu o prémio de Melhor Documentário Internacional no Festival DocNZ 2007 (Nova Zelândia). Foi igualmente premiado no Festival Silverdocs (USA)


Cartoons sangrentos / Bloody cartoons (Dinamarca): Karsten Kjaer guia-nos através dos eventos que se seguiram à publicação num jornal dinamarquês de cartoons criticando o profeta Muhammed (Maomé) e atravessa o mundo para dialogar com os que protestam e entender as suas motivações.





Campanha! O Candidato de Kawasaki / Campaign! The Kawasaki candidate (Japão): Kazuhiro Soda acompanha um candidato sem preparação nem carisma numa eleição decisiva para o futuro do Japão, um dos mais ricos países do mundo.



Em busca de Gandhi / In Search of Gandhi (Índia): Será possível a Índia industrializada viver de acordo com os ideais de não-violência e igualdade de Gandhi?


À procura da revolução / Looking for the revolution (Bolívia): As dificuldades em manter vivo o ideal revolucionário 40 anos após a morte de Che Guevara.

Jantar com o Presidente / Dinner with the President (Paquistão): Sabiha Sumar discute a governação de Pervez Musharraf durante um jantar com o presidente e a sua mãe e parte pelo país tentando descobrir se o povo partilha a sua visão.

Por Deus, Czar e Mãe Pátria / For God, Tsar and Fatherland (Rússia): Em Durakovo, Rússia, Mikhail Morozov criou uma comunidade onde a sua palavra é lei.
Prémio de realização no Festival de Sundance (USA)

As damas de ferro da Libéria / Iron Ladies of Libéria (Libéria): A Libéria está a renascer, liderada pela presidente Ellen Sirleaf Johnson.Este documentário acompanha a Presidente Sirleaf e o seu grupo de “mulheres de ferro” ao longo de um ano na luta pela reconstrução de um país devastado.
Prémio de Melhor documentário no 10º ONE WORLD International Documentary Festival (República Checa)

Estamos a vigiar-vos / We are watching you (Egipto): A democracia não pode existir sem eleições livres e o Egipto é internacionalmente criticado pelo seu desrespeito por esta norma. Três mulheres decidiram alterar esta situação.

Sem comentários: