sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Dia do Regicídio

No momento em que se assinalam os 100 anos do Regicídio, a RTP1 preparou uma programação especial constituída por um documentário/Making off e por uma série de ficção – “O dia do Regicídio”. O documentário/Making off produzido pela David & Golias, responsável também pela produção da série de ficção, será emitido no dia 1 de Fevereiro, cerca da meia-noite. A série de ficção será exibida em blocos especiais nos dias 2 (às 21h15), 3 (às 22h00) e 4 de Fevereiro (às 21h30).

SINOPSE DA SÉRIE: Portugal, em 1906, é um país profundamente dividido. As posições mais extremadas são entre os monárquicos unidos na defesa do rei D. Carlos e os republicanos que o pretendem derrubar para proclamar a república. Mas a realidade é ainda mais complexa do que as lutas políticas no parlamento, jornais e cafés deixam antever. Os dois partidos do regime, que se têm alternado no poder e formam e desfazem governos com a maior facilidade, fragmentam-se e tremem com uma nova ameaça: João Franco.

Por sua vez, os republicanos debatem-se com os que defendem a queda da monarquia por métodos pacíficos e os radicais da Carbonária que pegaram em armas e fazem explodir bombas. A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma prolongada estadia em Vila Viçosa, o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço. Anarquistas afectos à Carbonária, Alfredo Costa, Manuel Buiça, entre outros, extinguem praticamente a monarquia portuguesa de um só golpe.

A extrema violência deste acto deixa a sociedade Portuguesa consternada e culmina a clivagem entre os Monárquicos e os Republicanos. Esta série é um retrato dos tempos de enorme perturbação social que antecedem o Regicídio e das suas repercussões e convulsões, que acabaram por alterar implacavelmente o regime político Português.

Sem comentários: