terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A maior feira de Turismo do país começa amanhã



A maior feira de turismo nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), celebra a sua 20ª edição.
O evento decorre na FIL – Parque das Nações entre os dias 16 e 20 de Janeiro de 2008.

Para assinalar o vigésimo aniversário da BTL, o Pavilhão Multiusos da FIL vai receber uma exposição que ilustra as duas décadas do evento e a sua evolução.

Nesta edição, a organização do certame espera contar com a presença de 970 expositores directos e indirectos, e receber aproximadamente 60 mil visitantes.

A BTL ocupará os quatro pavilhões da FIL, com uma área de exposição de 18.550 m2.
No seguimento da organização do ano anterior, a BTL terá no pavilhão 1 a representação das várias regiões nacionais, no denominado “Destino Portugal”.

Aqui estão presentes as Direcções Regionais de Turismo dos Açores e da Madeira, os dois destinos convidados nesta edição.

A 20ª BTL terá uma promoção reforçada dos “Destinos Internacionais”, presentes no pavilhão 3. Decorrerão ainda apresentações promocionais dos mesmos ao sector empresarial português, media e público em geral..

O pavilhão 4 da FIL vai receber os “Sabores de Portugal”, com principal destaque para os Destinos Convidados: Açores e Madeira. A gastronomia é cada vez mais apresentada como um produto turístico diferenciador das experiências de lazer e por conseguinte, dos destinos turísticos.

No âmbito da feira estão previstas várias actividades paralelas no seguimento do sucesso de várias iniciativas realizadas na edição de 2007, como a Conferência Internacional e a atribuição de Prémios do Melhor Stand por diferentes e mais variadas categorias.

A BTL 2008 posiciona-se como o ponto de encontro e de debate dos problemas e desafios do Turismo, contando novamente com uma Comissão Organizadora, liderada à semelhança do ano anterior, por Vítor Neto, Presidente do NERA - Associação Empresarial do Algarve e Vice-Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa Confederação Empresarial.

Novas parcerias

A BTL de 2008 conta ainda com a celebração de novas parcerias, tais como a CP, a nova transportadora oficial da BTL, juntamente com a TAP.
No âmbito deste acordo, os visitantes credenciados na BTL e titulares do cartão fidelização da FIL poderão usufruir de um desconto nas viagens ferroviárias com destino ao evento.
O valor do desconto oscila entre os 20 e os 30% consoante a classe do bilhete adquirido.
Também a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) se tornou parceira da BTL.

Com base nesta parceria, a APAVT irá realizar um Workshop paralelamente à maior feira nacional de turismo.



Novos Destinos Internacionais na BTL 2008



A Bolsa de Turismo de Lisboa vai receber três novos destinos internacionais na edição de 2008. Eslovénia, Japão e Uruguai vão fazer a sua estreia na maior feira de Turismo nacional.

Eslovénia
A presença da Eslovénia, um dos novos países da União Europeia, prende-se essencialmente com a presidência da UE deste país e é uma forma de o apresentar ao mercado turístico português.

Tal como esclarece Natasa Gradisar, do Turismo da Eslovénia, «consideramos Portugal como um mercado em crescimento e muito importante».

A responsável da área de feiras e eventos do Turismo da Eslovénia evidência que nos primeiros dez meses de 2007, aquele país recebeu 7.337 turistas portugueses, um crescimento interessante face aos 6.624 visitantes nacionais que foram àquele país em 2006.

A Eslovénia vai participar na BTL com um stand de 36 m2, onde o grande destaque será a capital Ljubljana. Além da delegação do Turismo da Eslovénia estará integrada no stand uma empresa, a Kompas International Travel Coporation e irá apresentar a oferta na área do turismo cultural de cidade, férias activas, assim como no segmento MI (Meetings & Iniciatives).

Uruguai

A nova representação da América do Sul é o Uruguai que terá um stand com 9m2.

O Uruguai pretende com esta representação dar a conhecer as vantagens do país e participar na captação de turismo português.

O desafio de promover mais e melhores vínculos entre Portugal e Uruguai é uma das metas delineadas pela organização uruguaia, visto que é uma área com capacidade para crescer e uma oferta turística praticamente desconhecida em Portugal.

Além da oferta de turismo de “Sol e praia”, o Uruguai vai apresentar uma oferta de turismo rural e histórico, assim como trabalhar este país da América latina no segmento de turismo residencial.

Japão

A presença do Japão este ano é um reforço da estratégia de aproximação à BTL iniciada em 2007 através de uma presença indirecta com a Jal (Frontia).

O balanço positivo da primeira participação fez o «País do Sol Nascente» regressar à maior feira de turismo portuguesa, onde têm como objectivo fornecer informação relevante de forma mais eficaz e eficiente aos potenciais visitantes do Japão.

As entidades que representam o “Espaço do Japão “ ocupam uma área num total de 45m2 que, além da representação da Embaixada do Japão, inclui também outras entidades ligadas ao turismo e cultura nipónicas como a All Nippon Airways, a Frontia e Jetro.

A participação japonesa na BTL, vem no seguimento da campanha “Visit Japan”, lançada pelo governo nipónico em 2003, com o intuito atrair turistas estrangeiros ao seu país, apresentando uma oferta cultural e profissional e prevê a realização de várias actividades que apresentam a cultura daquele país como “Origami”, “Caligrafia” e experimentar um “Kimono”.

Haverá também um espectáculo no espaço público da FIL de um grupo japonês de tambores intitulado “Hibiki-za”.




Sem comentários: