Apresentação do primeiro album de Sandy Kilpatrik
"The Ballad of the Stark Miner" é o título do primeiro álbum a solo que Sandy Kilpatrick, uma das maiores promessas do género “alternative folk”, e o projecto “Pilgrims of Light” apresentam oficialmente a 26 de Outubro (22h30) no Theatro Circo, em Braga.
Às composições, guitarra e voz enigmática de Sandy Kilpatrick juntam-se, em palco, as performances de Zinha Barros (piano e voz), Eva Parmenter (concertina, flauta transversal e voz) e André Tentúgal (guitarras e voz), para interpretar temas que propõem ao ouvinte uma viagem para ambientes de um misticismo envolvente.
Reflexo da simplicidade poética e profunda do trabalho de Sandy, “The Ballad of the Stark Miner” resultou de um convite do realizador André Tentúgal para a execução de uma banda sonora para a curta-metragem “Finally I Am No-One”.
«Uma obra que, após concluída, não depende de ninguém para se afirmar, pela sua delapidada beleza e transparência», é a leitura que o escritor Valter Hugo Mãe faz de “The Ballad of the Stark Miner”, álbum que surge sete anos após a chegada do músico escocês a Portugal.
Natural de East Kilbride (Escócia), Sandy Kilpatrick iniciou o seu percurso artístico quando, ao longo dos seus estudos de Literatura Inglesa e Americana, na Universidade de Lancaster, formou, juntamente com um grupo de amigos, a banda “Sleepwalker”. Com um percurso que lhes veio a garantir o estatuto de banda de culto, o colectivo lançou em 2000 o single “Sleepwalking”, que conquistou o reconhecimento do público e da crítica.
Um ano mais tarde, Sandy muda-se para Portugal e, em 2003, sobe, pela primeira vez, aos palcos nacionais, concretamente em Braga, em colaboração com a banda “Wave Simulator” e membros do Coro da Universidade do Minho. À experiência, de que se destacam dois concertos no “Espaço Alternativo PT”, com lotação esgotada, sucede o lançamento e promoção, através de vários concertos, do EP “Am I Welcome Here”.
Em 2005, é a vez de “Incandescent Night Stories” ser apresentado ao público no Festival Tímpano, na Casa das Artes (Famalicão), evento em que Sandy dividiu o cartaz com nomes como “Anthony and the Johnsons”, Perry Blake e Micah P. Hinson, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário