terça-feira, 11 de setembro de 2007

CCB NOVA TEMPORADA 2007 - 2008

Centro Cultural de Belém 2007-2008
A PARTIR DE 13 DE SETEMBRO
NOVA TEMPORADA NOVAS IDEIAS NOVO SITE
Uma nova temporada, uma nova orquestra: a temporada 2007/2008 do Centro de Espectáculos do CCB inicia-se no dia 13 de Setembro, com a primeira apresentação pública de uma nova orquestra, a Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada e dirigida por Pedro Carneiro.
Esta dupla estreia assinala também o princípio da colaboração de Pedro Carneiro como Artista Associado da Temporada, um estatuto que o trará por diversas vezes às salas do CCB, pontuando a programação de música com as suas intervenções quer como solista, quer como maestro da OCP: após o Concerto Inaugural da Temporada, Pedro Carneiro regressa ao CCB em Outubro, para uma actuação como solista com o Arditti Quartet. Já em 2008, o músico receberá carta-branca para criar um espectáculo inteiramente concebido por si. E em Abril estará nos Dias da Música em Belém, a solo e com a OCP. Finalmente, em Julho de 2008, o Artista Associado encerra a sua participação na temporada do CCB actuando no fim-de-semana dedicado à Música Portuguesa Hoje.

Na programação de MÚSICA CLÁSSICA destaca-se o especial enfoque que será dado, no último trimestre de 2007, à obra de Edvard Grieg, compositor norueguês cujo centenário da morte passa este ano: o CCB associa-se à evocação com o concerto de 11 de Novembro, no Grande Auditório, onde será dada na íntegra (com solistas, coro e narradores) uma das obras mais conhecidas do compositor norueguês, Peer Gynt, numa co-produção com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Michael Zilm. E a orquestra barroca Divino Sospiro, em residência no CCB, apresentar-se-á em dois concertos, um, dedicado aos Barrocos Alemães, outro a Luigi Boccherini, sob a direcção de Enrico Onofri.

O JAZZ estará em destaque com a presença no Grande Auditório, em Novembro, do trio de Ahmad Jamal, e até final de Novembro visitarão a sala principal Chick Corea (a 20 de Outubro), David Sylvian (a 21 de Outubro), os Mayumana (de 25 a 30 de Outubro) e As Misteriosas Vozes Búlgaras (27 de Novembro).

A programação de DANÇA é dominada, neste princípio de temporada, pela actuação da companhia ROSAS, de Anne Teresa de Keersmaeker, e pelas novas produções de Paulo Ribeiro (com Leonor Keil) e Rui Horta.

O encenador canadiano Robert Lepage abre a programação de TEATRO com a sua Trilogia dos Dragões, uma nova versão de um dos seus espectáculos mais emblemáticos, e o Teatro de Almada repõe, em finais de Novembro, O Fazedor de Teatro, de Thomas Bernhard. A este grande escritor austríaco será aliás dedicado um ciclo de manifestações, que vão do teatro à música (a obra de Bernhard tem íntima relação com a música, designadamente Bach e Mozart), passando pela apresentação da exposição documental Thomas Bernhard e as pessoas da sua vida. A apresentação das três produções finalistas do projecto Jovens Artistas Jovens, animado pelo CCB em co-produção com mais 13 centros de criação artística nacionais, constitui um momento alto da programação de Setembro; e em Novembro, no âmbito do Festival Temps d’Images, o CCB vai apresentar um estaleiro de Maria de Medeiros com Daniel Blaufuks e o solo de dança de Alexandre Castres Monsieur Zéro, famous when dea?

PEDRO CARNEIRO ARTISTA ASSOCIADO DA TEMPORADA 2007-2008
Pela primeira vez, o Centro Cultural de Belém vai ter um Artista Associado. A iniciativa prolonga-se ao longo da temporada de 2007/2008 e consiste na participação de um artista convidado em vários espectáculos da temporada.
Pedro Carneiro é o primeiro artista associado do CCB. Marimbista, o músico é um dos raros percussionistas a dedicar-se exclusivamente à carreira de solista, e um dos intérpretes portugueses com maior projecção internacional. A sua participação arranca já no dia 13 de Setembro, no Grande Auditório do CCB, com um concerto que marca não só o início da temporada de 2007/2008, como conta ainda com a estreia da nova Orquestra de Câmara Portuguesa, da qual Pedro Carneiro é fundador e onde exerce as funções de director artístico e maestro titular. Mais tarde, a 27 de Outubro, o intérprete apresenta-se com o Quarteto Arditti no Pequeno Auditório.
A colaboração de Pedro Carneiro prolonga-se ao longo do próximo ano, com a participação nos Dias da Música em Belém 2008 e a intervenção, em Julho, no evento Música Portuguesa, Hoje. Para além disso, será concedido ao músico carta-branca para a criação de um espectáculo da nova temporada.
A iniciativa Artista Associado do CCB promete continuar. Depois da música em 2007/2008, em futuras temporadas serão convidados artistas de outras áreas.

CCB VAI TER NOVO SITE
No arranque da nova temporada, o CCB apresenta um site renovado. Com uma imagem mais moderna e atractiva, o novo endereço online foi feito não só a pensar no público. Mais harmonioso, mas também mais interactivo e fácil de manusear, a nova página (que se mantém em
www.ccb.pt) oferece um conjunto de novas funcionalidades. Um carrinho de compras para as aquisições online e um serviço para a imprensa, com as notícias que são publicadas sobre o CCB nos media e dossiers sobre a programação são apenas duas das novidades. Para quem quiser estar sempre informado com o que está ou vai acontecer no CCB, basta subscrever a newsletter. E há mais: antes dos espectáculos, pode-se assistir a pequenos vídeos para abrir o apetite. Já depois da actuação, um novo espaço permite, a qualquer pessoa, comentar o que viu. No campo dos downloads será ainda possível descarregar o pdf do programa e da folha de sala de cada espectáculo.


ROSAS & ANNE TERESA DE KEERSMAEKER REGRESSA AO CCB
«D’UN SOIR UN JOUR» (2006)
21 E 22 SETEMBRO GRANDE AUDITÓRIO CCB

Sob o título D’un soir un jour, a coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker concebeu, ao som de Debussy, George Benjamin e Stravinski, seis andamentos de excepcional riqueza; seis oportunidades de partilharmos com a coreógrafa a sua obsessão entre o puro movimento e a música.
O trabalho coreográfico de Anne Teresa De Keersmaeker tem revelado, desde sempre, uma forte ligação com a música – música enquanto fonte e enriquecimento dos movimentos. Pela primeira vez, a aclamada criadora belga coreografa as complexas mas transparentes composições de Claude Debussy, às quais se juntam as de George Benjamin e Igor Stravinski. Sob o título D’un soir un jour, seis coreografias desenrolam-se numa viagem musical que começa e termina ao som do compositor francês. Prélude à l’après midi, a composição inspirada no poema de Stéphane Mallarmé sobre a ténue fronteira entre a realidade e a imaginação, é a primeira; Jeux, construída como um sugestivo jogo de ténis que se transforma num ritual de sedução, a última. No meio estão duas composições do contemporâneo britânico George Benjamin, uma das quais – Dance Figures –foi criada especialmente para a Companhia Rosas. A transição entre os temas de Debussy e de George Benjamin é feita com composições de Igor Stravinski, amigo e admirador de Debussy. O efémero, o desejo, a elegância, a natureza, a explosão de energia, a sedução são alguns dos temas sugeridos. Uma coreografia, um dia – un jour. O brilho de momentos fugazes dançado por 14 bailarinos.

ESPECTÁCULOS FINALISTAS DO PROJECTO “JOVENS ARTISTAS JOVENS”
O Projecto “Jovens Artistas Jovens“, iniciado em Janeiro de 2006 e que agora culmina com a apresentação, no Centro Cultural de Belém, dos três espectáculos finalistas pretende, em termos gerais, apoiar os jovens artistas, ganhando também um conhecimento da sua situação real e integrando-os em estruturas (teatros, associações) a nível nacional, recobrindo todo o território.

CONVERSA COM OS ARTISTAS
29 SETEMBRO
Conversa com os artistas, com o júri e com todos os teatros associados ao Projecto, onde se fará um balanço sobre a primeira experiência Jovens Artistas Jovens.
Para todo o público interessado.
Entrada livre.

«DOS JOELHOS PARA BAIXO» Márcia Lança
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
29 ⁄ 30 SETEMBRO SALA DE ENSAIO
«LÁ E CÁ» Catarina Vieira Solange Freitas
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
28 ⁄ 30 SETEMBRO SALA DE ENSAIO
«HAMLET LIGHT» Vvoitek Ziemilski
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
28 ⁄ 29 ⁄ 30 SETEMBRO PEQUENO AUDITÓRIO

Sem comentários: