segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Literatura em debate no TAGV

OS LIVROS ARDEM MAL

Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra

Hoje às 18h00 no Café-Teatro

Convidado Adolfo Luxúria Canibal



Na sequência de Escaparate. Mensário da Actualidade Editorial, a iniciativa mensal que agora leva o nome Os Livros Ardem Mal (tomado de empréstimo ao autor galego Manuel Rivas) propõe um encontro mensal sobre e a pretexto de livros recentemente editados.
O painel é constituído por António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano. Cada encontro mensal terá um/a convidado/a, cujo livro recém-publicado será um dos objectos de conversa. As sessões serão transmitidas, em diferido, pela Rádio Universidade de Coimbra. Com esta iniciativa, o TAGV contribui para o conhecimento dos livros enquanto parte essencial de um espaço público informado.


Adolfo Luxúria Canibal


Adolfo Luxúria Canibal é o pseudónimo artístico de Adolfo Morais de Macedo, nascido na cidade de Luanda, em Angola. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, exerceu a advocacia nesta cidade até 1999 e é consultor jurídico no Instituto da Conservação da Natureza. Na qualidade de especialista em Direito do Ambiente foi orador convidado em diversos congressos e seminários, portugueses e estrangeiros, e professor em cursos de formação, de pós-graduação e de mestrado. Integrou de 1993 a 1999 um Grupo de Peritos Jurídicos da Convenção de Berna, junto ao Conselho da Europa, em Estrasburgo. Fundador, vocalista e letrista dos grupos Auaufeiomau (1981/84) e Mão Morta (desde 1984), com quem gravou 9 álbuns, como Mutantes S.21(1992) ou Primavera de Destroços(2001), concebeu espectáculos multi-média, como Rococó, Faz o Galo(1983) ou Müller no Hotel Hessischer Hof(1997), este baseado nos poemas do dramaturgo alemão Heiner Müller, e um espectáculo de spoken wordpara o Festival FalaDura (1999). Participou ainda como actor na série para televisão O Dragão de Fumo(1998/99). Colaborador convidado de grupos como Pop DellArte, Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre, Golpe de Estado, Mécanosphère, Clã, Wray Gunn ou Moonspell, participou em diversos espectáculos e na gravação de 8 discos, como Free Pop(1987), dos Pop DellArte, ou O Verbo(1996), dos Diva. Autor de textos dispersos por jornais e revistas, teve uma coluna de opinião no semanário O Independente(1999), manteve uma crónica semanal na Radiodifusão Portuguesa Antena 3 e também foi correspondente do jornal Blitz. Editou o livro de poesia Rock & Roll(1984). Foi ainda autor e locutor de programas de rádio, na Rádio Activa (Braga) e na RUT Rádio Universidade Tejo (Lisboa), no tempo da pirataria radiofónica.

Co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra
Apoio da Rádio Universidade de Coimbra, Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, D. Quixote e Edições Asa.
Produção TAGV

Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira
17h00-22h00 (segunda a sábado)
Telefone: 239 855 636

Sem comentários: