quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sean Riley & The Slowriders em Tour


Todos os clássicos tem uma história que justifica o mito, e a de Farewell, o disco de estreia de Sean Riley & The Slowriders, começou no dia 3 de Março de 2006. Era o concerto do vigésimo aniversário da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o Teatro Académico de Gil Vicente estava quase cheio para assistir ao concerto do sueco Ernesto.

Na primeira parte anunciava-se o debutante Sean Riley acompanhado por dois membros da RUC, Filipe Costa (recém dissidente dos conimbricenses Bunnyranch) nos teclados/harmónica e Bruno Simões na melódica/laptop. Aos primeiros acordes de “Let Them Good Times Roll” a surpresa instalou-se e quando a voz envolvente de Sean Riley surgiu, a plateia rendeu-se.

Farewell é dotado duma energia espontânea, pungente, constituindo uma arma eficaz contra a monotonia. À medida que avançamos nas sonoridades etéreas do álbum descobrimos uma fabulosa colecção de 11 canções, todas elas candidatas a hinos intemporais. Sean Riley, um songwriter com uma maturidade invulgar para um estreante, coloca a força da sua composição na simplicidade das letras, nas guitarras acústicas e na intensidade dos elaborados arranjos criados pelos Slowriders. São 40 minutos que nos revelam um disco coeso, inspirador onde todos os instrumentos parecem estar no lugar certo.

Há associações imediatas a Bob Dylan, Nick Drake, Tim Buckley e Leonard Cohen.

A força que este conjunto de magníficas canções transporta faz de Farewell um álbum notável, ao nível de clássicos fundamentais como “The Velvet Undergound & Nico” e “The Queen Is Dead” dos Smiths.

Nos próximos tempos será difícil descolar dos ouvidos canções como “Moving On”, “Harry Rivers”, “Lights Out” ou “Marble Arch”.

E já pode ver o videoclip do single “Moving On” em http://www.youtube.com/watch?v=mIG6OEbThHQ

Sean Riley & The Slowriders
Tour


Sean Riley tem já uma série de concertos agendados para a apresentação de Farewell!

Já esta semana, Sean Riley dá continuação a esta tour:

25 Outubro - Mercado Negro - Aveiro
26 Outubro - 16h00m - Showcase Fnac Sta. Catarina – Porto (acústico)
26 Outubro - 23h00m – Teatro Passos Manuel – Porto (6 euros)
27 Outubro - 21h00m - Santiago Alquimista – Lisboa (com Mark Kozelek) (15 euros)
28 Outubro - 16h00m - Showcase Fnac Colombo – Lisboa (acústico)

Sem comentários: