quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Atrocidades da PIDE nos cinemas


JULGAMENTO, um filme Leonel Vieiracom Alexandra Lencastre, Júlio César, José Eduardo, Carlos Santos, FernandaSerrano e Henrique Viana
NOS CINEMAS 11 OUTUBRO

Para aqueles que sofreram as injustiças e atrocidades cometidas pela PIDE durante o antigo regime, é um pouco difícil esquecer o passado. No entanto, e apesar de ser esse o cenário em que se move, Julgamento é mais do que um filme sobre confrontos entre fascistas e anti-fascistas, é um thriller emocionante que assenta em questões morais relacionadas com a fina linha que separa a justiça da vingança.

Durante os anos 70, uma família e um grupo de amigos unidos pela mesma causa são devastados pela prisão e consequente morte, sob circunstâncias mal explicadas, de um deles, Marcelino. Quase 30 anos depois, a memória daquele trágico acontecimento, assim como da sua própria prisão e tortura nas mãos da PIDE, continua a atormentar os três homens: Jaime (Júlio César), Miguel (José Eduardo) e Henrique (Henrique Viana). Durante o julgamento do primeiro caso da sua filha (Fernanda Serrano) enquanto advogada de defesa, Jaime reconhece no arguido o ex-PIDE que o torturou e aos seus amigos.
Ainda abalado pela descoberta, desabafa primeiro com Joana (Alexandra Lencastre), filha de Marcelino com quem mantém uma relação, que pensa ter encontrado o homem responsável pela morte do seu pai. Depois de levar Miguel com ele a uma audiência e de descobrir que este partilha da sua desconfiança, as dúvidas transformam-se em certezas. Num acto impensado, Jaime vai envolvê-los a todos novamente numa espiral de violência e ódio, ao tornarem-se cúmplices de rapto e posterior tortura do ex-PIDE.

Julgamento é uma história cheia de suspense que o vai agarrar desde o primeiro instante. Leonel Vieira já deu várias provas do seu valor enquanto realizador, seja no cinema com Zona J ou A Selva, ou na televisão com Ballet Rose. À realização, junta-se uma óptima direcção de arte (João Martins) e fotografia (José António Loureiro) e um núcleo duro de extraordinárias representações dos actores Júlio César, José Eduardo e Henrique Viana. Para além disso, neste filme apoiado pela TVI, todo o elenco adicional está repleto de estrelas televisivas bem conhecidas do público como Bárbara Norton de Matos, Raquel Henriques, ou a apresentadora Marta Leite de Castro.
ESTÁ NA HORA DE ACORDAR O PASSADO.

Site Oficial

Sem comentários: