sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O Algarve voltou a estar na moda


Crescimento acima das expectativas no primeiro semestre de 2007

A Região de Turismo do Algarve (RTA) constata o aumento dos principais indicadores de desempenho do sector durante o primeiro semestre do ano. Os resultados são sustentados pela informação recentemente divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O início do segundo semestre veio confirmar a evolução positiva, confirmando as previsões iniciais da RTA.

De Janeiro a Junho as receitas hoteleiras ultrapassaram os 200 milhões de euros. As dormidas registaram um aumento estimado em 4 por cento, para cerca de 6,1 milhões. Para este resultado contribuíram fortemente os turistas não residentes, que aumentaram as dormidas em aproximadamente 6,5 por cento no semestre. Também os hóspedes registaram uma evolução bastante positiva, na ordem dos 5 por cento, para 1 250 000. Destacam-se, igualmente, os hóspedes estrangeiros.

O movimento de passageiros comerciais oriundos do Reino Unido atingiu 1 390 927, correspondendo a um aumento de 9,9 por cento em comparação a igual período de 2006. Os 195 462 passageiros irlandeses contribuíram para um aumento de 14,6 por cento comparativamente ao primeiro semestre do ano passado.
Actividade turística no mês de Julho

No mês de Julho, a região algarvia registou uma taxa de ocupação global média por quarto de 86,1 por cento, ou seja, 5,1 pontos percentuais acima do valor verificado no mês homólogo de 2006, segundo informação das associações do sector.

Por nacionalidades, os britânicos representaram 37,7 por cento das dormidas totais no Algarve, seguidos dos portugueses com 22,3 por cento. O volume de vendas em termos nominais, segundo a mesma fonte, registou uma subida de 6,2 por cento.

Sem comentários: