quarta-feira, 4 de julho de 2007

Vulcões em Cascais

Vulcões Napolitanos
no Centro Cultural de Cascais

Entre os dias 7 de Julho e 9 de Setembro, diversos óleos, aguarelas e guaches dos séculos XVIII e XIX, pertencentes à colecção da Fundação Duarte Pinto Coelho (Madrid), vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais.
Pela sua temática também marítima, esta mostra enquadra-se no âmbito da realização em Cascais dos Campeonatos do Mundo de Vela.
Colocado ao dispor do público por iniciativa da Fundação D. Luís, este valioso conjunto de óleos, aguarelas e guaches permite abordar o trabalho quase obsessivo de múltiplos artistas, muitos deles anónimos, que se interessaram pelo Vesúvio, o vulcão napolitano que há dois mil anos destruiu a cidade de Pompeia e que de então para cá tem conhecido períodos intermitentes de actividade.
A relação de Nápoles com o mar é, aliás, valorizada em algumas dessas obras, as quais, num alargado quadro de registos estéticos em que predomina uma visão romântica ou pós-romântica dos períodos críticos vividos “debaixo do vulcão”, exprimem essa contiguidade com força e originalidade.
A exposição abre ao público dia 6 de Julho pelas 21H30 e fica patente até 9 de Setembro de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 19 horas.
A entrada é livre.

Sem comentários: