domingo, 24 de junho de 2007

Música de Câmara no Palácio Foz


Recital de Música de Câmara
Palácio Foz




A Juventude Musical Portuguesa apresenta, no dia 25 de Junho, pelas 18:30h, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, um recital de Música de Câmara onde se poderão ouvir obras de Johann Sebastian Bach (Sonata para Flauta e Piano, em Mi bemol Maior, BWV 1031), Paul Hindemith (Sonata para Flauta e Piano) e César Franck (Sonata).

A entrada é livre.


Nuno Inácio (Flauta Transversal)

Natural da Ericeira, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Filarmónica local. Dois anos mais tarde, na Escola de Música «Luís António Maldonado Rodrigues», em Torres Vedras, começou o curso complementar de Flauta Transversal, sob a orientação de Ricardo Meira.
Aos 18 anos ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes de Anthony Pringsheim (Flauta) e Olga Prats e Fernando Fontes (Música de Câmara). Quatro anos mais tarde, em 1999, concluiu a licenciatura com a classificação máxima.
Nesse mesmo ano, em Inglaterra, foi aceite como aluno de um dos mais célebres flautistas internacionais, Trevor Wye, sob a orientação do qual estudou durante dois anos.
Seguidamente, participou em cursos de aperfeiçoamento e masterclasses em Portugal e no estrangeiro, com Herbert Weissberg, Trevor Wye, Celia Chambers, Vicenç Prats, Patricia Morris, William Bennett e Sophie Cherrier; entre outros.
Depois de haver conquistado vários galardões nacionais e internacionais, passou a ser regularmente convidado para desempenhar o lugar de 1.º flauta-solista da Orquestra Gulbenkian, além de colaborar em formações instrumentais como a Sinfonietta de Lisboa, a Orchestra Utópica e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Nas qualidades de solista e de músico de câmara, Nuno Inácio já se apresentou em Lisboa e noutras cidades do País.
Desde 1999 que é professor de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa, além de leccionar Flauta Transversal na Academia Nacional Superior de Orquestra, funções que reparte com as de 1.º flauta da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Paulo Pacheco (Piano)

Natural de São Miguel (Açores), ingressou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde cursou Piano na classe de António Teves.
Foi posteriormente admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob a orientação de Miguel Henriques (Piano) e Olga Prats (Música de Câmara).
Com o barítono Rui Pedro Baeta obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara – nível superior – no Concurso «R.D.P – Prémio Jovens Músicos 1999».
Na sua actividade, destacam-se os recitais realizados no 26.º Festival Internacional de Música da Costa do Estoril; na Promenade Jovens Músicos (Porto); no Curso Internacional de Música de Câmara na Fundação «Hindemith» (Suíça); para além de recitais em Lisboa (Museu da Fundação Calouste Gulbenkian), Tomar e Açores.
Realizou recitais na Temporada Musical dos Açores 2001 e 2002, e participou no Festival MusicAtlântico 2002.
No mesmo ano dirigiu a Orquestra Sinfónica Juvenil, à frente da qual interpretou o Concerto em Ré Menor, de J. S. Bach. Paulo Pacheco concluiu o m estrado em Piano Performance, sob a orientação do eminente pedagogo Vladimir Viardo, na Universidade do Norte do Texas (College of Music), em Fevereiro de 2004.
Complementou a sua formação em Pedagogia e Literatura de Piano, Música de Câmara e Direcção Coral com as mais elevadas classificações.
Actualmente, Paulo Pacheco lecciona a disciplina de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa, sendo também professor/coordenador de Música de Câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra.





Juventude Musical Portuguesa
Av. da Liberdade, 13, 2º Dtº
1250-139 Lisboa
Tel.: +351 21 3573131´
Fax: +351 21 354 33 30
www.jmp.pt jmp@jmp.pt

Sem comentários: