quinta-feira, 28 de junho de 2007

Livro de Marsilio Cassotti vai ser apresentado no pròximo dia 3 de Julho


Infantas de Portugal Rainhas de Espanha

de Marsilio Cassotti


SINOPSE

Entre 1165 e 1816, onze infantas de Portugal foram rainhas de Espanha.

A primeira, a infanta Urraca, filha de Afonso Henriques, que com o seu casamento contribuiu para a independência de Portugal, mas que, apesar de uma boa relação com o marido e do nascimento de um herdeiro, teve de se separar por ordem do Papa.

A infanta Maria, que ajudou o seu marido a vencer a batalha do Salado, se bem que este mantivesse uma relação adúltera, com a qual nem Santa Isabel de Portugal, avó da infanta conseguiu acabar.

A infanta Beatriz, que por ambição de sua mãe, Leonor Teles, foi o motivo da batalha de Aljubarrota.

A infanta Joana, irmã de Afonso V, que se viu obrigada a casar com um príncipe supostamente homossexual, sendo a «Excelente Senhora» fruto deste casamento.

Ou as mães lusitanas de Isabel, a Católica e Filipe II de Espanha, que ao educar os seus filhos num ambiente tão português, levaram-nos a ambicionar a conquista do reino materno. Chegando a Maria Isabel de Bragança, a quem se deve a fundação do Museu do Prado e que viveu amargurada pelo desprezo do marido, acabando por morrer vítima de uma cesariana ordenada pelo rei.

BIOGRAFIA

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris.
Durante vários anos, foi director de uma colecção de História pertencente a uma importante editora de Barcelona, e é autor de pesquisas fundamentais sobre mulheres como a princesa Éboli, esposa do português Rui Gomes da Silva, membro da casa da imperatriz Isabel de Portugal; a «Excelente Senhora»; a duquesa de Alba, mecenas de Goya; e a rainha Maria Luísa de Parma, avó da infanta Maria Isabel de Bragança.
Baseada numa sólida investigação histórica, esta obra aborda também a vida privada destas infantas. As histórias de vida de onze infantas que enriqueceram a história de Portugal na amada /odiada Espanha.
Marsilio Cassotti está em Portugal para a apresentação do seu livro no próximo dia 3 de Julho.
Hardmusica.com foi falar com este escritor e saber das razões do tema escolhido.
Para M.Cassotti falar das mulheres portuguesas na realeza espanhola foi uma forma de transmitir o muito que essas mulheres levaram à cultura daquele país. Desde músicos como Domenico Scarlatti a pintores como Domingos Sequeira, as Infantas portuguesas, porque os tinham como mestres, levavam-nos na sua "bagagem" enriquecendo deste modo o panorama cultural espanhol.
Cassotti, que prepara um próximo livro sobre as mulheres da realeza no período da Idade Média ,gosta de escrever sobre mulheres porque são as que menos são objecto de análise.Por outro lado pensa que o universo da vaidade não é feminino mas sim masculino, pelo que o universo feminino é mais sedutor e misterioso obrigando a uma intensa pesquisa.
Leia-se o livro e conclua-se o que por bem se achar.

Sem comentários: