quinta-feira, 28 de junho de 2007

Claudia Cardinale está em Lisboa







CLAUDIA CARDINALE




Claudia Cardinale nasceu na Tunísia e iniciou a sua carreira cinematográfica após ter ganho um Concurso de Beleza em 1957.

No início da sua carreira foi praticamente dirigida pelo produtor Franco Cristaldi.

Contudo foi a partir dos anos 60 que Claudia Cardinale se impôs no meio cinematográfico; notáveis são os desempenhos em “Il Gattopardo” ou”Rocco e i suoi fratelli” de Visconti, “8 ½” de Fellini ou “Once upon a time in the West” de Sergio Leone.
A sua passagem por Hollywood ficou célebre em filmes como “Circus World”,”The Pink Panther” ao lado de Peter Sellers ou “The Hell with Heroes”.
Memoráveis representações são sem dúvida “Vaghe stelle dell’Orsa” de Visconti, onde interpreta o papel de uma sobrevivente do Holocausto que mantém uma relação incestuosa com o irmão, ou “La Storia” de Luigi Comencini, onde Cardinale protagoniza o papel de uma viúva na Segunda Guerra Mundial.
Ao longo da sua carreira a actiz foi galardoada com diversos prémios , com especial destaque para a Palma de Ouro do Festival de Cannes(1963), ou o Leão de Ouro do Festival de Veneza(1994).
Em 1999, Claudia Cardinale foi nomeada pela UNESCO, Embaixadora da Boa Vontade, sendo reconhecida a sua acção humanitária a favor das mulheres desfavorecidas.




Claudia Cardinale está em Lisboa para apresentar o Concerto que abrirá o Festival Rota dos Monumentos.


Em conferência de Imprensa realizada esta manhã num Hotel da capital, e onde o Hardmusica.com marcou presença ,a artista falou da sua carreira e dos seus projectos.


Claudia trabalhou com os mais conhecidos e reconhecidos realizadores de cinema como Fellini, Visconti, Sergio Leone. À pergunta de se era difícil trabalhar com eles, a resposta foi um largo sorriso e : " Eles gostavam muito de mim". Trabalhar com estes directores foi para Claudia um privilégio.

Para esta actriz,os realizadores são a essência de um filme. Eles desenham as personagens e os actores terão de seguir esse esboço. Para Claudia tal atitude é fácil porque rapidamente se molda e se transforma na personagem pretendida pelo realizador.

A artista continua a trabalhar tanto no cinema e no teatro , estando em preparação uma peça de Tenessee Williams e outra de Pirandello.


Na sua outra faceta, Embaixadora da Boa Vontade, nomeada pela Unesco, foca as suas intervenções na Ambiente e na descriminação feminina nalguns paises islâmicos.
O apelo à Juventude para que se preocupe com os problemas do Ambiente e da necessidade da sua preservação é outra das suas vertentes de intervenção.












Sem comentários: