domingo, 20 de maio de 2007

Sonho de Uma Noite de Verão na Universidade de Aveiro

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
DE WILLIAM SHAKESPEARE

produção TNDM II UNIVERSIDADE DE AVEIRO em colaboração com NAVIO – PROJECTO DE TEATRO MUSICAL

MAI 21 22 21h30 Universidade de Aveiro Auditório da Reitoria
JUN 21 21h30 Teatro Aveirense



O Teatro Nacional D. Maria II apresenta Sonho de Uma Noite de Verão. Com estreia marcada para 21 de Maio, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, este espectáculo conta com encenação de Claudio Hochman e a participação de alunos da Universidade de Aveiro.
No âmbito de um protocolo entre o Teatro Nacional D. Maria II (Projecto Teatro e comunidade) e a Universidade de Aveiro (Departamento de Arte e Comunicação), juntaram-se criadores profissionais e alunos da Universidade para a criação de um espectáculo ágil e cheio de subtilezas.
Nesta versão musical de Sonho de Uma Noite de Verão, as cenas intercalam-se com mais de 30 canções criadas pelo compositor brasileiro Alfredo Moura de Assis. Nela encontramos uma abordagem diferente a uma das peças mais conhecidas e representadas do clássico dramaturgo inglês, William Shakespeare.
Tanto o desenho do guarda-roupa como da cenografia são da responsabilidade de alunos do 2º ano da licenciatura em Design da Universidade de Aveiro.
Os 20 intérpretes, à maneira de um coro grego, vão relatando situações do enredo e apresentando os personagens. Do mesmo coro vão-se desprendendo os protagonistas da história. A música, interpretada e cantada ao vivo, recorre aos mais diversos estilos do cancioneiro popular. Os jovens intérpretes representam os 3 planos do conto – os habitantes da cidade de Atenas, o mundo dos artesãos e o universo mágico dos duendes e das fadas – com simplicidade, para que a história nos chegue quase transparente.

Sinopse

A acção decorre em Atenas. O conde e a condessa vão casar dentro de quatro dias. Um grupo de artesãos é incumbido de preparar uma peça de teatro. Lisandro e Hérmia, dois jovens atenienses, estão apaixonados, mas a mãe de Hérmia quer que ela se case com Demétrio.
Helena, outra jovem ateniense, ama Demétrio, mas este, quer a Hérmia. Diante da pressão do conde e de sua família, Hérmia e Lisandro decidem fugir para o bosque.
Helena que tudo sabe, conta a Demétrio que, desesperado, segue Hérmia. Helena segue Demétrio. Assim os quatro entram na floresta. Ali vivem Titânia, rainha das fadas e Oberón , o rei dos duendes, que por lá andam a discutir. Também surge Puck, um duende muito traquina e muitas fadas sedutoras. Os artesãos vão ensaiar para o bosque, e é aí que as histórias e as personagens se começam a cruzar, graças aos encantos de uma flor mágica que, se colocada sobre os olhos de alguém a dormir, faz com que este ao acordar se apaixone pela primeira criatura que vir…



encenação e adaptação Claudio Hochman
musica Alfredo Moura de Assis
letra Claudio Hochman Alfredo Moura de Assis
movimento Lara Pereira
assistente de encenação Kelly Varella
cenografia Dinis Ramos
figurinos Catarina Marques
equipa de cenografia João Rocha André Jerónimo André Covas

elenco

Teresa Queirós José Carvalho Marta Queirós Leandro Alves Sérgio Mota Ana Amaral Carolina Fonte Ana Rita Leite Ricardo Constantino Flora Castro Sónia Valente Victor Alves Cristina Cardoso Cristina Teixeira Diogo Machado Juliana Félix Joana Brito Sara Quintino Sara Cardoso Margarida Grave


Sem comentários: