quinta-feira, 17 de maio de 2007

Lançamento no Café Teatro do Maria Matos


«Falar ou escrever sobre animação é uma tarefa fácil e difícil.
Fácil porque a animação é, à partida, uma arte simples, que se faz para veicular experiências e sensações; que mistura a capacidade de síntese com a possibilidade de libertar traços e formas, dando-lhe movimento, sensações… alma.
Difícil, porque tornamos complicada a nossa relação com uma arte que é libertadora e criativa, tanto na forma como no conteúdo, tanto na imagem como no movimento.

Com este livro, abrimos um novo espaço de encontro entre a MONSTRA Festival de Animação de Lisboa e o público – um espaço editorial, que traz a todos o conhecimento de obras, textos que interrogam sobre a arte da animação e filmes que representam, em nosso entender, o melhor desta arte.
José Xavier, professor, realizador, animador, poeta da imagem, ensaísta, profundo conhecedor da arte da animação, amigo e camarada de artes, é, na nossa perspectiva, quem melhor poderia contribuir para este primeiro passo editorial, marcando de forma substancial e diferenciadora, a importância da imagem em movimento nas suas diferentes dimensões.»

Sem comentários: