quinta-feira, 10 de maio de 2007

Banda Desenhada Galega na Bedeteca



No próximo dia 11 de Maio, pelas 19 horas, a Bedeteca inaugura a exposição A Banda Desenhada Galega, uma mostra retrospectiva sobre a evolução da banda desenhada na Galiza.

Uma história protagonizada por mais de duas dezenas de autores e que incluiu muitos originais.

Fausto Isorna, autor e um dos comissários desta exposição estreada em Madrid no final do ano passado, estará presente na Bedeteca no dia da inauguração e assegurará uma visita guiada à exposição.

A mostra está organizada em função de quatro períodos - Os pioneiros; O underground; A industria; O presente – através dos quais se acompanha o evoluir da bd, um progresso que teve nos fanzines e revistas a sua principal fonte impulsionadora.

A mostra parte dos anos 70, com as obras de Raimunda Patiño e Xaquín Marín, de marcado cunho político.

A década seguinte está intimamente ligada ao movimento dos fanzines e das revistas.

Foi um autentico «Boom» e muitos dos títulos então lançados são verdadeiras lendas como,
Can sin dono, dirigido por Pepe Carreiro (Vigo); Frente Comixario, do Colectivo Pestiño (Ourense); Valiundiez, criada por Fausto Isorna, o comissário.

Estavam então criadas as condições para que a industria editorial aposte na bd.

Essa é a grande marca dos anos 90 e Golfiño a sua maior produção.

A viragem para o século XXI é, pois, concretizada por autores, editores e público com a confiança que assiste a todos os que são herdeiros de um “know how” adquirido com muitas experiências comuns e que se traduz em publicações de êxito como, Barsowia ou BD Banda. Entretanto, “La Historieta Gallega” prossegue sem fim à vista.

A presença desta exposição em Lisboa, mais concretamente na Bedeteca de Lisboa, insere-se na Semana de Cultura Galega, que decorre de 11 a 17 de Maio, uma iniciativa da Cátedra de Estudos Galegos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Galegos da Universidade de Lisboa, com o apoio da Junta da Galiza.

Durante o período da sua permanência no Palácio do Contador-mor, nos Olivais, a equipa da Bedeteca organiza visitas guiadas e ateliês de BD, destinados a grupos escolares (crianças a partir dos 8 anos) e ao público em geral.

A participação é gratuita e estão previstos dois horários diários, de segunda a sexta-feira: 10h30 e 14h30.

A exposição estará patente até 17 de Junho no horário normal de funcionamento da Bedeteca.

Mais informação disponível em http://www.bedeteca.com/ ou através do número de telefone 21 853 66 76.

Sem comentários: