quinta-feira, 19 de abril de 2007

Shakespeare na Biblioteca da Póvoa do Varzim

Shakespeare é o mote e a Póvoa de Varzim o ponto de partida de um ciclo de apresentações que dá pelo nome de “Shakespeare para o século XXI – textos em itenerância”. A primeira sessão deste ciclo tem lugar na galeria da Biblioteca Municipal, no dia 19 de Abril, às 18h00, seguindo, depois, para outros pontos do país.

Manuel Gomes da Torre e Nuno Ribeiro, dois professores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, são os dinamizadores deste evento e pretendem, com ele, divulgar a vasta obra de Shakespeare. Para isso, contam com a ajuda de dois actores do Ensemble – Sociedade de Actores, Emília Silvestre e Jorge Pinto, que vão fazer a leitura de passagens ilustrativas das peças Henrique V e O Amansar da Fera.

Este projecto serve também para divulgar o projecto de tradução "Shakespeare para o século XXI - tradução da obra dramática de W. Shakespeare", coordenado por Manuel Gomes da Torre, que surgiu da necessidade, sentida face à popularidade dos textos de Shakespeare e às suas inúmeras traduções, de proceder à tradução integral e actualizada de todas as peças de Shakespeare, para depois as publicar em livro.

Esta sessão de apresentação vai ser precedida de uma breve consideração sobre Shakespeare e a sua obra, sendo que no final o público é convidado a expor as suas dúvidas e opiniões.

Paralelamente à apresentação, a Biblioteca vai preparar uma mostra documental sobre Shakespeare e vai exibir, durante todo o dia, o filme “Romeu e Julieta”, do realizador Baz Luhrmann, baseado no texto do célebre autor inglês.


Sem comentários: