quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um livro que deve ser lido- Cecília Supico Pinto- o rosto do Movimento Nacional Feminino

CECÍLIA SUPICO PINTO
O rosto do Movimento Nacional Feminino
Em 1961, Cecília Supico Pinto criou o Movimento Nacional Feminino.
Uma organização que se pretendia independente do Estado e que pretendia congregar as mulheres portuguesas no apoio moral aos soldados que lutavam, nem eles sabiam porquê, nas colónias portuguesas.
Durante treze anos, Cecília Supico Pinto multiplicou-se em viagens pelas colónias, " as províncias ultramarinas" como então eram oficialmente chamadas, ameaçadas pelos movimentos independentistas.
Sílvia Espírito Santo pegou neste tema, nesta estória de vida e construiu um relato estupendo de uma época da história de Portugal que muitos desconhecem e outros pretendem ignorar.
Com uma linguagem acessivel e uma construção gramatical excelente coloca o leitor perante um mundo desconhecido para muitos onde os valores Deus, Pátria e Família constituiam o baluarte de quem se considerava Português.
Só que muitos e mesmo muitos fugiam a esta regra. Por isso o Movimento Nacional Feminino não conseguiu penetrar todas as camadas da Sociedade Portuguesa.
É aqui que Sílvia Espírito Santo é exímia. Retrata-nos a época, dá-nos o perfil de " Cilinha ", todo o seu trabalho e vontade de expansão do Movimento, mas concluímos que afinal a maioria da população não entendeu ou não quis entender.
Um livro excepcional focando um tema que, felizmente, começa a deixar de ser tabu entre nós.
Como dizia Fernando DaCosta ao apresentar o livro em questão:
" O passado é para conservar com erros e coisas bem feitas.
Há que assumi-lo, conservá-lo e historiá-lo."
E foi isto que Sívia Espírito Santo fez.
Historiou a vida de uma mulher que consagrou toda a sua actividade a um Ideal e que dele fez o motor da sua vida.
Sívia Espírito Santo é investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, licenciada em História pela Universidade de Coimbra e mestre em estudos sobre as Mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa.
Esperamos que a sua investigação na área da história recente de portugal continue.
Aguardemos,pois.

Sem comentários: