segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Tomar rendida aos CLÃ

A comemorarem os quinze anos de carreira e o lançamento do álbum CINTURA, a tournée dos CLÃ passou por Tomar.


Foi na passada sexta-feira que a banda liderada por Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves actuou no palco do histórico cine-teatro Paraíso, repleto de incondicionais fãs.
Eram 22H10 quando se ouviram os primeiros acordes do novo trabalho. E a resposta do público não se fez esperar.
Este quinto registo editado em finais de 2007, apresenta uma sonoridade diferente dos anteriores; mais feminina e sensual, mas não menos vibrante. CINTURA é formado por doze temas, grande parte dos quais compostos por Hélder Gonçalves (a partir de letras escritas por músicos convidados) e magnificamente interpretados pela voz e estilo inconfundíveis de Manuela Azevedo.
Para além das novas canções e do já muito rodado single “Tira a teima”, a banda também revisitou anteriores registos. Desde o álbum “ LusoQualquerCoisa” (1996) até ao “Rosa Carne” (2004), ouviram-se, entre outros, os temas “GTi”, “H2Omem”, “Dançar na corda bamba” ou o “O sopro do coração” entoado a uma só voz pelo público. E num momento mais íntimo da noite, Manuela Azevedo confidenciou que “Loja de porcelanas”, com letra de Carlos Tê, é o seu tema favorito do segundo álbum de originais, de 1997, KAZOO.
A salva de palmas que ecoou na sala trouxe o grupo para um ancore de mais meia hora. Pelo que ouvimos; “Um problema de expressão” é mal do qual este CLÃ não sofre.
Mas, como nem só de música se faz um concerto, também o cenário, o desenho de luz e o som da sala merecem uma nota de destaque positiva, assim como a simpatia e o acolhimento da equipa do cine-teatro Paraíso e da produção dos CLÃ.


Para esta reportagem o HARDMUSICA.COM levou como convidada a jovem Inês Dinis, que foi fazer a cobertura jornalística para o jornal “O Gualdim Pais” da escola básica e secundária homónima.

Texto e fotografias: Teresa Arsénio

Sem comentários: