sábado, 15 de novembro de 2008

"Médico à Força" uma farsa dentro de outras farsas

A doença cura-se à paulada


Depois da temporada na Casa Municipal da Cultura, a Cooperativa Bonifrates apresentou esta quinta e sexta-feira, no Teatro Académico de Gil Vicente a peça “Médico à Força”.
Representado ao estilo da Commedia dell’Arte, este texto escrito no século XVII pelo dramaturgo francês Molière, trás para debate temas bem actuais como o jogo da sedução, a violência doméstica, o charlatanismo ou a ganância.
São noventa minutos de boa disposição em que a acção se desenrola a partir de um acto de vingança de Martinha (uma mulher maltratada), que faz com que o seu marido (Esganarelo) seja idolatrado com um médico famoso. Contudo, segundo ela, é muito tímido e as suas virtudes de médico só se revelam depois de levar algumas pauladas.
Esganarelo, mesmo sem perceber porque estava a ser agredido, mas mais interessado no dinheiro que poderá vir a ganhar, aceita a farsa.
Porém esta é apenas uma das muitas mentiras numa trama em que todos enganam todos. Desde o falso médico, à falsa paciente passando pelo falso boticário muitas histórias se cruzam em palco em que as personagens têm alguma coisa a esconder.
Com esta encenação bem-humorada os actores da Cooperativa Bonifrates alertam consciências para as verdades escondidas na sociedade ao mesmo tempo que o público solta sonoras gargalhadas.
Teresa Arsénio
Fotografia- Teresa Arsénio

Sem comentários: