Cinema Tailandês em exibição na Reitoria da Universidade de Lisboa
Cinema Tailandês
21 a 23 OUTUBRO TERÇA a QUINTA-FEIRA 18h30
SALA DE CONFERÊNCIAS
REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, CIDADE UNIVERSITÁRIA
Com o objectivo de promover o cinema tailandês junto do público lisboeta, e, sobretudo, da comunidade académica, esta é uma óptima ocasião para ficar a conhecer alguns dos mais reputados realizadores daquele país.
Uma iniciativa da Embaixada do Reino da Tailândia em parceria com a Reitoria da UL.
A indústria cinematográfica tailandesa teve o seu início nos anos 20, atingindo o seu auge em apenas dez anos, com inúmeros estúdios em elevada produção cinematográfica.
Nas décadas de 80 e 90, devido à feroz competição de Hollywood, o cinema tailandês perdeu muito do seu vigor.
Ressurge no final dos anos 90, com uma vaga de novos realizadores tais como Nonzee Nimibutr, Pen-Ek Ratanaruang e Apichatpong Weerasethakul, este último galardoado pelo Governo Francês, em 2008, com a prestigiada medalha de Cavaleiro das Artes e Letras, tendo sido, igualmente, homenageado em festivais de cinema pelo mundo inteiro.
“Hong Rong (The Overture)”, de Ittisoontorn Vichailak21 Outubro 18h30 Sala de ConferênciasDrama/Musical - Tailândia,2004, 103’

Com realização de Ittisoontorn Vichailak, o filme baseia-se na biografia de Luang Pradit Phairao (Sorn Silapabanleng), um dos mais influentes mestres da música tradicional tailandesa. The Overture desenvolve-se entre 1800 e 1940 acompanhando o percurso do músico Sorn Silapabanleng, focando, em simultâneo, o período áureo da música tailandesa, durante o reinado de Rama V, e a sua decadência, nos anos 30, com o esforço governamental de modernização do país.
Aclamado na Tailândia, e em diversos festivais internacionais na Europa e nos Estados Unidos, o filme foi candidato oficial tailandês à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
“Nang Nak”, de Nonzee Nimibutr22 Outubro 18h30 Sala de ConferênciasTerror/Romance - Tailândia,1999, 100’

Mak regressa da guerra e parece não se aperceber do que aconteceu, enquanto as forças do sobrenatural tentam impor-se e provar que alguns fenómenos podem ter desfechos surpreendentes.
Nang Nak baseia-se na história de Mae Nak Phra Khanong uma conhecida lenda tailandesa.
“Beautiful Boxer”, de Ekachai Uekrongtham23 Outubro 18h30 Sala de ConferênciasDrama/Biografia - Tailândia,2003, 118’

Acreditando ser uma mulher aprisionada num corpo masculino, Parinya, ou Nong Toom, como é carinhosamente chamada na Tailândia, lança-se no domínio do Muay Thai (boxe tailandês), um dos mais letais e aguerridos desportos, para ganhar a vida e atingir o sonho de se tornar mulher.
Realizado por Ekachai Uekrongtham, Beautiful Boxer conta com Asanee Suwan, um campeão de boxe profissional, no papel de Parinya Charoenphol, tendo o actor/ boxeur sido distinguido com o Supannahongsa Award 2004, distinção tailandesa equivalente ao Óscar.
Sem comentários:
Enviar um comentário