terça-feira, 8 de julho de 2008

A vida dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos

“VIVER NA SOMBRA” DESCOBRE COMO VIVEM

OS IMIGRANTES ILEGAIS NOS ESTADOS UNIDOS

Este documentário irá explorar os perigos que espreitam os imigrantes no momento em que se decidem a atravessar a fronteira dos Estados Unidos e a viver ilegalmente no outro lado sem quaisquer documentos legais.

Durante uma hora, iremos observar as vidas dos homens, mulheres e crianças que se prestam a viver no seio desta sub cultura ilegal; embora estejam a quebrar as leis da imigração desse país, eles não deixam de ser tacticamente aceites por uma sociedade que não pretende fazer o trabalho que eles se prestam a fazer.

São eles que cortam a relva, constroem as casas, apanham a fruta e os vegetais, tomam contra das crianças, lavam os pratos e servem às mesas.

Trabalham sem descanso, mas não deixam de o fazer a partir dos bastidores.
Cada acto irá narrar-nos a história de uma pessoa ou de um grupo de pessoas e os problemas que cada um deles enfrenta para viver e trabalhar naquele país como imigrantes ilegais.

Desde os seus medos aos seus sonhos, iremos testemunhar em primeira-mão os desafios e as dificuldades que enfrentam diariamente.


Cada pessoa tem a sua própria motivação para ir para os Estados Unidos, e a maioria deixou para trás membros das suas famílias.


Apesar de tudo isto, eles insistem em por lá ficar, na esperança de que um dia se consigam aí estabelecer definitivamente e construir uma vida nova na Terra Prometida.


Tal como estão redigidas, as leis sobre a imigração ilegal não favorecem os estrangeiros indocumentados, sendo seguidas rigorosamente tanto pelas autoridades federais como estatais. As forças policiais detêm diariamente um enorme número de imigrantes ilegais, se bem que cerca de 11 milhões de pessoas indocumentadas continue a trabalhar, a criar as suas famílias e a sobreviver nesta sociedade subterrânea; no entanto, não deixam de estar sempre de sobreaviso.



Estreia: Terça 8 de Julho às 21h00

Sem comentários: