sexta-feira, 7 de março de 2008

RTP lança um novo sistema de Legendagen Automática


SISTEMA DE LEGENDAGEM AUTOMÁTICA
Projecto TECNOVOZ


A Rádio Televisão Portuguesa inicia hoje um seviço destinado a Públicos com Necessidades Especiais.

A RTP, como serviço público que é, tem vindo a desenvolver esforços no sentido de integrar socialmente as pessoas com Deficiência.

Assim inicia hoje um Sistema de Legendagem Automática no âmbito do Projecto Tecnovoz.
Com este projecto e segundo foi afirmado pelo presidente do Conselho de Admnistração, Portugal tem a oportunidade de contribuir activamente para o desenvolvimento das tecnologias da "fala" a nivel mundial.
Por outro lado com este projecto Portugal afirma-se como actor pró activo no desenvolvimento das tecnologias da "fala" e defensor da sua aplicação na Língua portuguesa.

Para a indústria e sociedade civil em geral pretende-se demonstrar a existência de tecnologia nacional capaz de industrializar sistemas inovadores ao mesmo ritmo do que acontece no Mundo Ocidental.


Na apresentação deste serviço estiveram o Presidente do Conselho de Admnistração, o Directr do Departamento de Multimédia, um director do INESC ID, a empresa que elaborou o programa, e a Secretária de Estado de Inserção Social.

Idália Moniz ,a Secretaria de Estado ,lembrou que os deficientes auditivos e os invisuais de há mais de 30 anos não sabiam o que era " ouvir" um noticiário ou um jogo de futebol.

Experiência que hoje podem ter graças aos avanços da técnica e às sucessivas tentativas de melhorar as suas acessibilidades das pessoas com deficiência.


O serviço está disponivel na Página 885 do teletexto.

Agora já todos poderão "ouvir" e " ver" o Jornal da Tarde e o Telejornal.





Sem comentários: