domingo, 27 de janeiro de 2008

Desafios Mortais: O Ataque da Piton

A série documental “Desafios Mortais” regressa em Janeiro ao National Geographic Channel com a estreia exclusiva, no dia 27 de Janeiro, às 20h00, de um episódio excepcional intitulado “O Ataque da Piton”. Este episódio emocionante inclui imagens gravadas em directo pela câmara da agressão sofrida pelo famoso herpetólogo Brady Barr, gravadas pela expedição do National Geographic Channel.

Durante mais de 15 anos e em mais de 50 países, o herpetólogo Brady Barr, um intrépido cientista que se dedica ao estudo dos répteis, percorreu centenas de pântanos infestados de insectos e rios cheios de parasitas para estudar crocodilos, lagartos, serpentes e outros répteis. Com efeito, Barr é o único investigador que conseguiu capturar e estudar as 23 espécies de crocodilos selvagens do mundo.

Mas foi na Indonésia, num lugar conhecido entre os nativos como “o palácio das serpentes”, que Barr viveu a experiência mais intensa de toda a sua carreira: o ataque de uma serpente píton que, sentindo-se ameaçada, fincou o seu dente afiado na perna do investigador. Nesta aventura, Barr é acompanhado pelo Dr. Mark Auliya, grande conhecedor das serpentes. O seu objectivo é estudar as cobras no seu ambiente natural, e recolher dados que ajudem a entender melhor aquilo de que as pitons necessitam para sobreviver na natureza.

Quando se estão a preparar para sair da gruta, Brady Barr vislumbra o que parece ser uma piton gigante, parcialmente visível através de uma fenda. As câmaras captam os últimos metros da cauda da serpente antes de desaparecer pela parede. De repente, a enorme serpente lança as suas poderosas armas em direcção à sua perna.

Devido à gravidade das feridas e ao perigo de infecção, a equipa abandona o local para se concentrar em encontrar cuidados médicos para Barr. Após uma hora de caminhada, são prestados os primeiros socorros e, depois de íncriveis 27 horas de viagem para Singapura, são administrados os antibióticos necessários.

Sem comentários: