«BOXNOVA: ESTUDO PARA FAUSTO 2.8»
No dia 19 de Janeiro as 19.00h soa ao palco da Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém, o espectáculo «BOXNOVA: ESTUDO PARA FAUSTO 2.8».
Estudo para Fausto 2.8 surge na sequência de Laboratorium Faust e Estudo para Fausto. Uma vez mais o texto de Goethe, Fausto – Parte 1, surge como pretexto para a exploração de comportamentos de vidas distorcidas.
Ao longo dos tempos, o homem tornou-se capaz de manipular os comportamentos e a essência da vida. O personagem Fausto traduz um exemplo, um indivíduo que procurou manipular e transcender o sentido da vida para encontrar na vivência egocêntrica um novo caminho para o Homem. Pelo percurso perdeu-se. Não nos perdemos nós, quando tentamos viver unicamente de acordo com o que nos é mais confortável e dá mais prazer?
A proposta trazida a palco é bastante mais subjectiva, fala na primeira pessoa através da linguagem dos processos terapêuticos. O homem evoluiu no território da ciência, na reorganização e representação do corpo exterior, mas no campo da exploração da mente e do subconsciente ainda tem um longo caminho a percorrer.
Estudo para Fausto 2.8 apresenta vários momentos no percurso de transformação do indivíduo. A pesquisa começa por questionar o movimento do corpo a partir de estímulos da mente. Uma psicanálise do movimento que procura encontrar a energia da pré-expressividade.
A atitude performativa está baseada numa constante viagem de avanços e retrocessos entre o corpo pensante e o corpo representativo, num despertar das decisões do corpo e mecanismos.
O espaço cénico foi inspirado na obra de Louise Bourgeois (1911) Passage Dangereux (1997), os objectos do interior são indutores de associações subjectivas, reflexos de vivências. Os espelhos representam a vaidade e ao mesmo tempo a não-aceitação.
O espectáculo pretende tornar o espectador activo, parte da acção, dar-lhe autonomia e possibilidades de tomar decisões, questionar diferenças entre pontos de visão, diferentes padrões de leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário