terça-feira, 18 de setembro de 2007

Festival da Juventude em Braga

Braga acolhe primeiro Festival da Juventude
A Câmara Municipal de Braga, através do seu Pelouro da Juventude, promove de 20 a 23 de Setembro, na Avenida Central, um “Festival de Juventude”, iniciativa corporizada por um vasto e ecléctico conjunto de actividades e que pretende envolver sobremaneira o movimento associativo juvenil concelhio.
Actividades desportivas radicais, música de dança, mostra associativa, postos de livre acesso à “Internet” e uma exposição de tecnologia educativa são componentes permanentes deste festival, que pretende atrair até ao coração da cidade grande número de jovens «e não só».
«Queremos criar uma espaço de convívio e de reforço dos laços sociais entre a comunidade mais jovem do concelho; em simultâneo, este evento apresenta-se igualmente como uma plataforma de apresentação e divulgação do movimento associativo juvenil, provando a importância que o mesmo tem assumido, designadamente em contexto de Conselho Municipal da Juventude», refere a vereadora da tutela.
Das várias actividades programadas, Palmira Maciel destaca diversos “workshops” culturais (música, dança e teatro), a mostra associativa, debates, concertos e representações dramáticas.
As várias acções dividem-se pelo “Espaço Palco”, destinado a vários concertos; o “Espaço Bracara”, que acolhe uma feira de artesanato; “Espaço CMJ”, onde decorre a mostra associativa; “Espaço Auditório”, para conferências e oficinas de trabalho; “Espaço Internet”, para acesso livre sem fios; “Espaço Graffiti”, para “grafitters” e palestras sobre esta “arte de rua”; e “Espaço Radical”, para actividades desportivas radicais.
O “Festival de Juventude de Braga” tem a sua sessão de abertura às 15h00 de 20 de Setembro (quinta-feira), com a presença do Presidente da Câmara Municipal, altura em que é inaugurada a mostra associativa, que se mantém patente ao público até 23 de Setembro. Seguem-se-lhe sessões de “paintball urbano” e oficinas de máscaras, teatro e fantoches de dedo.
Neste primeiro dia, antes de uma “queimada galega”, promovida pela “Associação Jacobeus”, ao palco da Avenida Central sobe a dramaturgia “Atrás da Palavra”, um texto adaptado de Gaspar Peter Handke trabalhado pelas “Acto Contínuo” e “Fazer Acontecer”. A noite prolonga-se com a música do “disc-jockey” Ricardo Carneiro.
Na sexta-feira (21 de Setembro), o programa abre às 10h30 com uma conferência sobre “Novas Tecnologias Interactivas para a Educação”, seguindo-se-lhe oficinas de mimos, máscaras, “grafittis”, fantoches de dedo e música de dança. À noite, a música toma conta do festival, com o Grupo de Gaitas da Equipa Espiral e “Sons do Mundo” e com o programa “Soulmates” dos “dj’s” Pedro Tabuada e King Bizz.
A inauguração do “Trilho dos Dois Montes”, no Complexo Desportivo da Rodovia, às 9h45, abre o programa do dia 22 (sábado), que continua com um concurso de “sudoku” oficinas de “yoga”, máscaras e capoeira, uma demonstração robótica e um encontro de “skaters”. A animação nocturna cabe a três bandas participantes no “BRG Sound Festival” (“Egg Box”, “Soul Shakers” e “Party in Your Mouth”) e ao “dj” Miguel Rendeiro.
Para o último dia deste festival (domingo, 23) fica um percurso de bicicletas todo-o-terreno (10h00), orientação urbana (11h00) e as oficinas de mimo e “hip-hop” (15h00). A festa de encerramento reúne o Grupo de Bombos da Equipa Espiral, Gigantones e Gaitas de Foles.
O Festival da Juventude regista o apoio das marcas “Red Bull”, “Bragatel”, “Famasete”, “Uni-Yoga”, “Gym Tónico”, “Rádio Universitária do Minho” e “Skills”.

Sem comentários: