sexta-feira, 29 de junho de 2007

Royal Philharmonic Orchestra inuagura Semana da Música do Estoril

No início da Presidência Portuguesa da União Europeia, a Royal Philharmonic Orchestra inaugura, em concerto especial, o 33º Festival do Estoril, dia 2 de Julho pelas 21h no CCB, com a estreia mundial de Search Songs, de Luís Tinoco, sobre poemas de Alexander Search, um dos heterónimos de Fernando Pessoa.
Obra resultante de uma encomenda do festival a este expoente da nova geração de compositores portugueses, num concerto que celebra, também, o 150º aniversário do nascimento de Edward Elgar.

As Semanas de Música do Estoril surgem em 2001 pela fusão dos Cursos Internacionais de Música, Festival de Música e Concurso de Interpretação do Estoril, criados em 1962, 1974 e 1990, respectivamente.

É seu objectivo reforçar e estimular o aperfeiçoamento artístico e a promoção de jovens valores em convivência com pedagogos, intérpretes e agrupamentos consagrados mundialmente, nele cabendo a abertura a novas ideias e novas áreas do conhecimento.

A presença de reputadas orquestras internacionais, formações de câmara e solistas do maior prestígio confirmam a tradição do festival que, ao mesmo tempo, abre oportunidades aos jovens talentos de vários continentes nos Concertos Operaplus e no Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, entre outras iniciativas que enchem as Semanas de Música do Estoril 2007.

Um Mare Nostrum de sons que cruzam “Tradição e Inovação”, como tem acontecido nas mais recentes edições deste festival, representante de Portugal na European Festivals Association (EFA), e no qual a programação desenhada por Piñeiro Nagy, nas suas diversas vertentes, começa já a celebrar o Diálogo Intercultural a que a Comissão Europeia decidiu dedicar o ano de 2008.

Entre 28 de Junho e 3 de Agosto, no Centro Cultural de Belém, Centro de Congressos do Estoril, Centro Cultural de Cascais, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Música Portuguesa e Hotel Palácio (Estoril).

Sem comentários: