segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

“OBRAS INCRÍVEIS: A ESTAÇÃO DO PÓLO SUL” no NGC


Construir uma nova estação que albergue os cientistas no Pólo Sul é uma tarefa árdua que requer um grande engenho arquitectónico e logístico. Trata-se do continente mais frio e seco de toda a terra. Açoitado por ventos fortes, aqui a neve nunca derrete, o que constitui um dos principais problemas. Para lutar contra isto, “Obras Incríveis” dá a conhecer a nova técnica desenvolvida pelos engenheiros encarregados do projecto - construir a estação debaixo da terra. No entanto, não vai ser fácil. O Pólo Sul assenta numa enorme extensão plana de gelo com quase 4 metros de espessura, pelo que os engenheiros terão de construir a base sobre 36 enormes colunas. Para que o plano funcione, as colunas terão de ser capazes de suportar uma estação de 65.000 metros quadrados de superfície.

Outro problema adicional é a necessidade de dispor de grandes quantidades de material, cujo transporte para o Pólo Sul será uma autêntica proeza. Para resolver este problema, o material viajará num Hercules LC-130, sobrevoando o Pólo Sul. Durante os 4 meses que dura o Verão no Árctico, este enorme avião terá de fazer quase 20 viagens por semana, transportando comida, material e todos os trabalhadores que são necessários para a construção. Este avião é a grande esperança para que o projecto prossiga. Um simples parafuso que se perdesse atrasaria o projecto por semanas ou até mesmo meses. E quando só se pode contar com 100 dias estivais que permitem trabalhar com luz, não se pode perder 1 segundo sequer.

O documentário mostra como engenheiros, carpinteiros e mecânicos trabalham a contra-relógio, tentando acabar a nave antes da inspecção técnica que vai decidir se o uso da estação será autorizado. A sete dias da inspecção, porém, ainda há muitos problemas para resolver. O stress apodera-se da equipa e a única coisa que é certa é que não se pode deixar de trabalhar um só instante.

A construção desta estação só será possível através de novas e engenhosas ideias e da incansável determinação de uma equipa decidida a levar este projecto a bom termo num dos lugares mais inóspitos da terra. Se o conseguirem, terão construído a maior edificação que alguém poderia imaginar no Pólo Sul. Mas se falharem, toda uma comunidade de cientistas terá de se despedir dos seus projectos.

Estreia: Domingo, 2 de Dezembro às 20h00 / Reposição: Domingo, 9 de Dezembro às 14h00

Sem comentários: